Blogs Portugal

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Macbeth

 Obra: Macbeth

Autor: Shakespeare

Resumo:

Personagens: Duncan, rei de Escócia; Malcolm e Donalban, seus filhos;Macbeth e Banquo, generais do exército do rei; Macduff, Lennox, Ross, Menteith, Angus e Caithness, nobres de Escócia; Fleance, filho de Banquo; Siward, conde de Northumberland e General das Tropas Inglesas; Jovem Siward, seu filho; Seyton, oficial ao serviço de Macbeth; um rapaz, filho de Macduff; um médico inglês; um médico escocês; um sargento; um porteiro; um ancião; Lady Macbeth; Lady Macduff; Dama ao serviço de Lady Macbeth; Hecate e três bruxas.

Cena: Escócia

No meio de um tempestade estão três bruxas. Saem à procura de Macbeth. Um sargento ensanguentado relata ao Rei, Malcolm, Donalbain e Lennox a batalha, realçando a valentia de Macbeth ao derrutar Macdonwald. Sai o sargento e entra Ross. Ross conta aos presentes que Escócia tinha vencido os noruegueses na batalha. Saem todos e chegam as três bruxas. Enquanto conversam, chega Macbeth e Banquo. As bruxas dizem a Macbeth que será rei e thane de Cawdor e desaparecem sem mais explicação. Chegam Ross e Angus que avisam Macbeth de que o rei estava muito feliz pela vitória deste e que, por isso, Macbeth adotaria o nome de thane de Cawdor. Macbeth e Banquo ficaram surpreendidos ao ouvirem a professia das bruxas ser realizada. Enquanto isso, no palácio estão Duncan, Malcolm, Donalbain e Lennox. Juntam-se-lhes Macbeth, Banquo, Ross e Angus. O rei parabeniza Macbeth e anuncia que Malcolm seria eleito Príncipe de Cumberland. Macbeth vê neste cargo um  obstáculo para a realização da professia das bruxas.

 No castelo de Macbeth, Lady Macbeth lê uma carta na qual o marido lhe conta acerca de sua promoção e lhe pede ajuda para aumentar ainda mais o seu poder e chegar a rei. No dia seguinte chegam ao Castelo de Macbeth Duncan, Malcolm, Donalbain, Banquo, Lennox, Macduff, Ross e Angus. Lady Macbeth recebe-os com as maiores honras e leva-os junto de Macbeth. Durante o jantar, Macbeth sai do salaão para repensar a sua decisão de matar Duncan por este ter sido um rei justo. Lady Macbeth vai ao seu encontro e encoraja-o a continuar o seu plano. Os dois planeiam embebedar e matar os dois camareiros do rei.

 No pátio do castelo estão Banquo e Fleance. Chega Macbeth que os manda ir deitarem-se por a noite estar avançada. Fica Macbeth que, por coincidência, encontra um punhal no chão. Decide que irá matar Duncan com ele. Chega Lady Macbeth que anuncia ao marido que tinha adormecido os camareiros. Macbeth entra e mata o rei. Sai e é consumido pela culpa das suas ações. No entanto, tinha-se esquecido de deixar os punhais e Lady Macbeth vai e coloca-os no sítio. Ouvem uma porta bater e partem. O porteiro abre a porta e entram Macduff e Lennox. Macbeth leva os dois junto da porta do quarto do rei e entra Macduff no quarto. Macduff sai aos gritos, gritando que o rei estava morto. Chegam Lady Macbeth, Banquo, Malcolm e Donalban e enteram-se do que se tinha passado. Macduff culpa os camareiros do rei por terem sido os seus punhais a matá-lo. Malcolm e Donalban receiam que sejam as próximas vítimas do assassino e Malcolm prepara-se para ir para a Inglaterra e Donalban para a Irlanda.

 No castelo, Ross e um Ancião comentam presságios anormais que tinham acontecido naquela semana. Chega Macduff que informa que os dilhos do rei eram considerados os suspeitos por terem fugido.

 No palácio entram Banquo, Macbeth, vestido de rei, Lady Macbeth vestida de rainha, Lennox e Ross. Macbeth convida Banquo para a festa que acontecerá no dia seguinte. Saem todos menos Macbeth e um criado. Macbeth começa a questionar a lealdade de Banquo e manda o criado ir buscar os dois Assassinos. Macbeth ordena aos Assassinos que matem Banquo e o seu filho Fleance. Noutro quarto, Lady Macbeth manda chamar o marido e questiona-o sobre o porquê de ainda estar de consciência pesada pelo seu crime. Cnsola o marido e este dá-lhe a entender que algo iria acontecer naquela noite. Durante a noite, três assassinos atacam Banquo e Fleance consegue fugir.

 Enquanto isso, no banquete estão Macbeth, Lady Macbeth, Ross e Lennox. O 1º Assassino chega e segredo a Macbeth que Banquo estava morto e o filho tinha fugido. Sai e o fantasma de Banquo senta-se no lugar de Macbeth. Macbeth vê o fantasma e fica apavorado mas os restantes ficam confusos por não verem nada. Lady Macbeth justifica que o marido está doente e pede aos convidados para sairem. Macbeth toma a decisão de visitar as bruxas para aprender qual o seu destino.

 As três bruxas estão a fazer um feitiço junto a Hecate quando chega Macbeth. Para responder às perguntas de Macbeth surgem aparições. A primeira, uma cabeça com elmo, diz-lhe para ter cuidado com Macduff. Surge uma criança ensanguentada que lhe diz para não temer nada pois ninguém o consegue magoar. Surge uma criança com uma coroa e uma árvore que lhe diz para ser orgulhoso pois ninguém o consegue derrutar. As bruxas saem a dançar e entra Lennox. Lennox avisa que Macduff tinha fugido para a Inglaterra e Macbeth decide atacar o castelo de Macduff e matar a esposa e os filhos.

 No castelo de Macduff estão Lady Macduff, o filho e Ross. Lady Macduff critica o marido por ter fugido, deixando o castelo sem proteção. Ross procura defendê-lo mas decide sair. Entra um mensageiro. O mensageiro aconselha Lady Macduff a fugir pois um perigo aproximava-se e sai. Entram os assassinos que matam o Filho e Lady Macduff foge, perseguida pelos assassinos.

 Na Inglaterra, Malcolm e Macduff conversam sobre a traição de Macbeth. Malcolm, no entanto, recusa-se a lutar contra ele por considerar ter mais vícios e ser mais prejudicial para o povo que Macbeth. No entanto, ao ver Macduff angustiado, concorda em lutar contra Macbeth. Chega Ross e pede a Malcolm que lute pela Escócia e que a tire da tristeza onde está mergulhada. Conta também a Macduff que a sua esposa, filhos e criados tinham sido mortos e os três decidem partir para derrotarem Macbeth.

 Um médico e uma dama de companhia conversam no castelo de Macbeth e a Dama dá a entender que ouviu a sua senhora dizer algo horrível. Chega Lady Macbeth sonâmbula. Lady Macbeth faz o gesto de limpar as mãos, fala sobre sangue e diz que Banquo está enterrado. Vai para a cama e o médico e a Dama saem a seguir.

 Num campo ao pé de Dunsinane estão Menteith, Caithness, Angus, Lennox e Soldados. Menteith anuncia que as forças inglesas comandadas por Malcolm, Siward e Macduff se aproximavam. Saem a marchar em direção a Birnan. No castelo estão Macbeth e o Médico. Macbeth mostra-se confiante por as bruxas terem dito que ele era invensível. Chega um criado a informar que se aproximavam dez mil soldados ingleses. Entra Seyton a pedido de Macbeth. Macbeth manda-o trazer a sua armadura pois estava pronto para lutar contra os ingleses. Depois de prontos, saem.

 Malcolm ordena aos seus soldados que levem cada um um ramo da floresta de Birnan para se esconderem. Em Dunsinane, no castelo, ouvem-se mulheres a gritar. Seyton vai ver o que se passa e anuncia que a rainha estava morta. Entra um Mensageiro a anunciar que viu a floresta a aproximar-se de Dunsinane. Macbeth percebe que irá ser derrotado.

 No campo de batalha, Macbeth encontra o jovem Siward e mata-o. Macbeth sai e Malcolm e o Velho Siward entram no castelo. Reentra Macbeth e encontra Macduff. Lutam e Macduff aparece junto dos seus companheiros com a cabeça de Macbeth. Malcolm é coroado rei da Escócia. Cumpre-se assim a professia das bruxas de que Macbeth seria derrotado quando a floresta de Birnan for a Dunsinane e por um homem que não tinha nascido de mulher.

Sem comentários:

Enviar um comentário