Blogs Portugal

domingo, 8 de abril de 2018

O Pêndulo de Foucault

 
Obra. O Pêndulo de Foucault

Autor: Umberto Eco

Páginas: 718

Resumo:
 Um rapaz e uma rapariga observam o Pêndulo de Foucault. Casaubon procura esconder-se para passar a noite no museu. Dois dias depois, o homem misterioso está a descansar quando recebe uma chamada de um companheiro que afirmava que os Templários o estavam a perseguir porque achavam que ele tinha um mapa. Ao perceber que o Plano que eles tinham inventado afinal era real, Casaubon procura pesquisar mais sobre este. Descobre a expressão "nome de Deus" que o faz recordar a origem da aventura do trio de amigos Casaubon, Belbo e Diotallevi.
 Casaubon relembra como conheceu Belbo, dono de uma editora, e sobre como este tinha interesse na tese sobre os Templários que Casaubon estava a fazer. Os dois começaram a discutir o assunto e mais tarde conhecem Diotallevi que se junta à conversa. Os três descobrem que mais pessoas pelo mundo tinham interesse pela história dos Templários e começam a fazer reuniões para obter mais conhecimento. Os três acabam por descobrir que os Templários procuravam descobrir o Santo Graal e a curiosidade por estes despertou ainda mais.
 Casaubon tinha ido para o Brasil onde ouve sobre um ritual que Belbo presenciou no qual uma rapariga afirmava saber sobre os Templários. No dia seguinte, a rapariga tinha desaparecido. Casaubon decide dedicar-se a ler tudo o que encontrava sobre os Templários. Junta.se ainda, no Rio de Janeiro, a uma Ordem da Rosa-Cruz Antiga e Aceite e presencia um ritual típico.
 Casaubon regressa a Itália sem saber quem era devido a uma recente separação amorosa e dedica-se à pesquisa de metais. O grupo, que entretanto tinha crescido, decide visitar os pontos de passagem dos "trinta e seis invisíveis" e começam a adquirir cada vez mais informação. Visitam vários lugares, presenciando rituais e jardins misteriosos e Casaubon conhece Lia por quem se apaixona. Lia aconselha Casaubon a ter cuidado para não se apaixonar por aquela aventura e ficar preso a esta. O grupo descobre textos de vários capítulos da História e ganha um particular interesse pelo Pêndulo de Foucault. Decide pesquisar mais sobre este e descobre que este era uma pista para descobrir qual o segredo descoberto pelos Templários.
 Neste momento, o grupo percebe que a sua aventura tenha fugido de controlo e que o que ao início era só diversão, podia estar a pôr as suas vidas em risco. Casaubon procura por Belbo, que estava nas mãos dos Templários, e descobre textos nos quais este admite que estava a ser castigado por ter brincado com escrituras sagradas. Decide assim entregar-se num ritual de Templários como sacrifício humano. Casaubon vai ao Pêndulo e presencia o ritual onde outros membros do grupo se encontram. Casaubon fica em estado de choque e sai do local. Lê mais textos de Belbo e percebe que os Templários tinham pensado que o Plano era real e que eles tinham um papel neste. Diotallevi morre de cancro e Casaubon escreve tudo o que descobriu e o surgimento do Plano. Espera ainda que os Templários o venham buscar tal como fizeram com Belbo e espera que estes, ao lerem os escritos, percebam que aquilo tinha sido só uma brincadeira de amigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário