Blogs Portugal

terça-feira, 3 de abril de 2018

O Vermelho e o Negro


Obra: O Vermelho e o Negro

Autor: Stendhal

Páginas:570

Resumo:
 O senhor Rênal pede ao velho Sorel para o filho deste dar aulas aos seus filhos. Julião, o filho do velho Sorel, era um amante de leitura e de Deus, conversando frequentemente com o padre. A senhora Rênal abre a porta a Julião na sua chegada e pede-lhe que trate bem os filhos e que nunca lhes bata. Julião fica interessado na senhora Rênal, sem nunca tentar nada, mas fica furioso quando esta lhe tenta dar algum dinheiro de recompensa. A criada de quarto da senhora Rênal era extremamente apaixonada por Julião mas este recusa-a. A senhora Rênal, ao ver a criada triste, pensa em falar com Julião mas começa a questionar-se sobre se ela o amava também. A senhora Derville, uma amiga da família, visita a casa. Certo dia, Julião foi repreendido pelo senhor Rênal que o acusou de ter abandonado as crianças. Julião ficou ofendido e o senhor Rênan procurou compensá-lo com um aumento salarial.
 A senhora Rênan fica cada vez mais apaixonada por Julião e fica destroçada quando este vai passar três dias de férias com um familiar. Nestas férias recebeu uma proposta de emprego e acaba por aceitá-lo, deixando a família Rênan. Julião, no entanto, não se conteve e durante a noite visitou a senhora Rênan. Julião acaba por regressar ao seu emprego naquela família. Os dois amantes começaram a estar mais tempo juntos, dando longas caminhadas. Certo dia, o rei visita a família. Julião conversa com o clero que acompanhava o rei. O bispo realizou uma missa emocionada que levou às lágrimas muitos dos presentes.
 Um dos filhos da senhora Rênan adoece e esta e Julião ponderam separar-se para diminuir o crime pelo qual estavam a ser castigados. A criança começa a melhorar mas Julião continua a ponderar a ideia de partir. Os dois amantes continuam a encontrar-se durante a noite e o senhor Rênan começa a ganhar suspeitas. Uma carta anónima confirma ao esposo as suas suspeitas e este fica com vontade de matar a mulher. No entanto, esta consegue usar cartas falsificadas para comprovar a inocência de Julião. O marido acredita mas continua a defender que Julião devia fazer uma viagem por alguns dias.
 Julião acaba por se instalar noutra casa, continuando a receber visitas da família Rênan. Julião visitou a cidade de Besançon para entrar no seminário. Ganha amizade com uma empregada de bar. Julião era constantemente envolvido por uma forte melancolia, principalmente ao saber que a sua amada se tinha tornado devota e que várias vezes visitava aquela cidade.
 Julião consegue ascender como vigário e, mais tarde, substituiu o cura que tinha falecido. Julião era rejeitado por alguns dos seus companheiros por ter ideias demasiado diferentes. Organiza uma procissão com a ajuda do abade Chas que sempre o apoiava. Ao perceberem que Julião era o preferido de vários abades, os seus companheiros começaram a ter ciúmes.
 Julião encontra a senhora de Rênan e os dois abraçam-se. Exprimem a saudade que tinham um do outro e Julião percebe que esta lhe tinha enviado várias cartas que nunca tinham sido entregues. Julião visita a sua amada na casa desta para se despedirem antes de esta partir para Paris. Foi encontrada a escada onde Julião tinha subido e o marido da sua amada suspeita de ladrões. Julião consegue saltar da janela e fugir.
 Julião parte para Paris onde iria ficar durante algum tempo conheceu o senhor e a senhora La Mole e ficou hospedado com estes. Julião era bem cuidado nesta casa mas causava algum impacto nos convidados devido ao seu vestuário. Julião ganha admiração por parte de um marquês que aceitou a sua ajuda nos negócios. A filha dos senhores La Mole ganhou algum interesse em Julião, apesar de ficar descontente por este não a seduzir. Matilde começa então a tornar-se fria para com Julião mas este, ao ter pena do seu sofrimento, acaba por se apaixonar. No entanto, Matilde acaba por mostrar sinais de que já não ama Julião o que deixa este magoado.
 Julião conhece a Marechala de Fervaques e fica fascinado com esta. A marechala no entanto não tinha qualquer interesse nele. Matilde, que antes desprezava Julião, fica com ciúmes da marechala. Matilde engravida de Julião e os dois casam em segredo o que magoa o senhor La Mole. Julião encontrou a senhora de Rênal numa igreja e alvejou-a. Foi preso e a senhora de Rênal acaba por sobreviver. Ao saber que esta tinha sobrevivido, Julião fica mais aliviado. Matilde, por ser esposa de Julião, visitava-o com frequência. Julião pede a Matilde que deixe o filho a cuidado da senhora de Rênal e que se case com o marquês de Croisenois.
 Deu-se o julgamento de Julião e este foi condenado à morte. Matilde insistiu para que Julião assinasse um papel que o livraria da morte mas este recusa. Julião é decapitado e Matilde segue o seu desejo de ser sepultado com luxo. Três dias depois da morte de Julião, a senhora de Rênal falece.

1 comentário: