Blogs Portugal

quarta-feira, 28 de março de 2018

Viagem ao Centro da Terra


Obra: Viagem ao Centro da Terra

Autor: Júlio Verne

Páginas: 268

Resumo:
O senhor Lidenbrock era conhecido em Mineralogia cujo carácter era por vezes temperamental. Vivia com a sua afilhada, com a cozinheira e com o sobrinho (o narrador). O senhor Lidenbrock encontra um livro da Islândia do século XVI e, com a ajuda do seu sobrinho, Axel, procura descobrir o seu significado. Axel descodifica o livro e percebe que este fala de uma viagem ao centro da Terra. Para impedir que o tio se aventurasse nesta, tenta esconder o livro. Como o tio tinha decidido que todos fariam greve de fome até ele descobrir o código, Axel revela a sua descoberta. O tio, emocionado, decide preparar as malas para começar a viagem com o sobrinho. Axel questionou o tio sobre a impossibilidade científica da missão, principalmente devido às temperaturas elevadas mas o tio rapidamente menciona factos de outros cientistas que provam o contrário. Os dois partiram deixando as duas mulheres sozinhas em casa. Partiram para Altona, depois para Kiel e por fim para Copenhaga onde ficaram hospedados durante a noite.
 No dia seguinte, os dois foram para uma igreja alta para ganharem resistência às vertigens. Após cinco dias de treino, partiram de barco até Reiquejavique. Chegaram assim à Islândia, observaram a cidade de Reiquejavique e instalaram-se na casa do Sr. Fridriksson. No dia seguinte subiram ao vulcão Sneppels levando Hans, um caçador de êideres, como companheiro de excursão. De noite, hospedaram-se numa pensão na montanha e no dia seguinte continuaram e no dia seguinte continuaram a excursão. Começaram a descer pelo interior do vulcão e, quando encontraram uma superfície sólida, descansaram. No dia seguinte, continuaram a viagem e Axel ficou fascinado quando encontraram lava. O tio ficou fascinado com os minerais primitivos que encontrou. Encontram ainda uma mina de carvão. Começa a haver o problema de falta de água e a equipa pensa em regressar para trás para se reabastecer mas Axel encontra a motivação para continuarem. Acabam por encontrar um rio subterrâneo. Axel acaba por se separar dos dois companheiros sem se aperceber mas acabou por os encontrar. Encontraram um mar onde havia uma vasta vegetação. Construíram uma jangada e atravessaram o mar. Encontram dois animais marinhos primitivos. A jangada bate em rochedos e acabam por encontrar terra. Exploraram a costa e encontraram animais terrestres gigantes.
 Encontraram um rochedo que lhes impedia o caminho e decidiram miná-lo. Com o impacto, os três acabam por cair num poço. A bússola começa a ficar instável e o vulcão entra em erupção. Ao chegarem à superfície percebem que estavam no vulcão Stromboli na Sicília. Regressaram a casa e Axel voltou a ver a sua noiva Grauben (a afilhada do Sr. Lidenbrock).
 Os dois viajantes foram reconhecidos como heróis. Hans regressou para a Islândia e tio e sobrinho percebem que a tempestade tinha invertido os pólos da bússola. Axel casa-se com a sua amada e o tio torna-se o ilustre Dr. Otto Lidenbreck, especialista em ciência, geografia e mineralogia, reconhecido por todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário