Blogs Portugal

domingo, 18 de março de 2018

After Dark - Os Passageiros da Noite


Obra: After Dark - Os Passageiros da Noite

Autor: Haruki Murakami

Páginas:224

Resumo:
 Num restaurante no meio do "bairro de diversão" está uma jovem a ler bebendo um copo de café. Um jovem entra no estabelecimento e reconhece Mari (a rapariga). Senta-se junto dela e os dois conversam sobre o dia em que se conheceram: Eri, a irmã popular de Mari, tinha levado Mari para um encontro a quatro quando uma rapariga faltou. Mari ficou como par de Takahashi, aquele jovem, mas mal falava com ele. O rapaz tocava trombone numa banda e os dois começam a discutir sobre música, percebendo que tinham gostos parecidos. Enquanto isso, Eri Asai, a irmã de Mari, está adormecida na sua cama.
 Mais tarde, Mari está novamente a ler sozinha quando uma mulher chega à mesa dela e senta-se ao seu lado. Mari descobre que tinha sido Takahashi quem tinha enviado a mulher. A mulher afirma que precisava da ajuda de Mari para traduzir a conversa de uma mulher chinesa que tinha sido agredida. Mari aceita ajudar e é levada para uma casa de prostitutas onde estava a vítima. A vítima explica que lhe tinha vindo a menstruação enquanto estava com um cliente e este ficou furioso, agredindo-a. No quarto de Eri, onde esta repousa, está um homem com uma máscara semi-transparente.
 Mari e Kaoru (a mulher misteriosa) vão para um bar e conversam sobre a experiência de cada uma na escola. Mari admite estar a aprender Língua e Cultura Chinesa na Universidade de Estudos Estrangeiros. Kaoru tinha sido lutadora profissional. Com a ajuda de Mari, Kaoru consegue imagens do agressor e entrega a fotografia a membros da Yakuza (máfia japonesa). Mari regressa ao restaurante e encontra novamente Takahashi que lhe agradece pela ajuda prestada a Kaoru. Takahashi confessa ainda a Mari que ia desistir da banda para estudar Direito.
 Noutro cenário, Eri acorda e percebe que está num quarto parecido ao dela mas que lhe parece desconhecido. O homem da máscara tinha desaparecido e a porta do quarto estava trancada. Eri decide voltar a adormecer.
 Takahashi e Mari conversam num banco de jardim e Takahashi admite que, certo dia, Eri tinha desabafado com ele e que tinha admitido que desejava ser mais próxima da irmã. Takahashi conta a história da sua infância: a mãe tinha falecido com cancro quando ele tinha sete anos e o pai estava preso. Os vizinhos e uma tia trataram dele até o pai sair em liberdade. Quatro anos depois da morte da mãe, o pai volta a casar-se.
 Takahashi vai para o seu último ensaio na banda e Mari vai conversar com Korogi que lhe conta sobre a sua vida. Korogi andava fugida de um grupo perigoso e por isso estava num bordel. Mari ganha confiança com Korogi e confessa-lhe que Eri, a sua irmã, estava a dormir à dois meses, levantando-se apenas para comer. Ao ver a irmã neste estado, Mari não consegue dormir e, por isso, passeia pelas ruas de noite. Takahashi recebe uma chamada de um homem misterioso que o ameaça, dizendo que o iriam apanhar. Takahashi decide tomar o pequeno-almoço com Mari, Os dois conversam e marcam um encontro para quando Mari regressar do seu Erasmus a Pequim. Mari regressa a casa e vai ao quarto onde a irmã descansa. Sussurra à irmã que deseja que ela regresse ao normal e deita-se ao seu lado, adormecendo abraçado a Eri.

Sem comentários:

Enviar um comentário