Blogs Portugal

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Terra de Neve


Obra: Terra de Neve

Autor: Yasunari Kawabata

Páginas: 177

Resumo:
 Esta obra é iniciada com Yoko a falar com o patrão do seu irmão. Pede-lhe para cuidar bem do irmão e para lhe pedir para regressar a casa quando estiver de folga. Yoko prossegue para partir num comboio. Neste, estava um rapaz chamado Shimamura que fica apaixonado pela beleza fria de Yoko e passa a viagem a observá-la e ao jovem que estava ao lado dela. Os dois tinham o mesmo destino: a Terra de Neve. Shimamura tinha regressado de uma excursão às montanhas e procurava descansar e reencontrar uma gueisha e Yoko ia para a sua casa. Shimamura encontra a gueisha, Komako, a qual tinha conhecido numa viagem anterior e, quando chamou esta ao quarto para satisfazer os seus desejos com ela, percebe que apenas quer amizade com ela e os dois conversam.
 Shimamura pede a Komako que lhe leve outra gueisha mas, ao perceber que tinha perdido o seu desejo carnal, volta a conversar com Komako. Shimamura acaba por começar a conversar com Yoko e os dois tornam-se mais próximos, passeando com frequência. Como a viagem de Shimamura para Tóquio estava próxima, este e Yoko procuravam aproveitar cada momento juntos. Shimamura confessa tê-la visto no comboio, ficando logo interessado pela sua beleza e pergunta pelo homem doente que ia com ela. Ela explica que era o filho da professora de Música que a tinha acolhido que estava muito doente e tinha decidido morrer em casa. Todos pensavam que eles estavam noivos mas Yoko admite que apenas alimentava essa ideia para a felicidade da mãe. Shimamura decide adiar a viagem para poder estar mais tempo com Yoko e Komako mas a viagem acaba por chegar.
 Um ano mais tarde, Shimamura regressa à Terra de Neve para ver Yoko. Komako atualiza-o sobre o que se tinha passado (a professora de Música tinha falecido e o suposto noivo de Yoko tinha falecido. Shimamura e Komako decidem ir ao cemitério e encontram Yoko, deixando-a numa situação desconfortável. Shimamura procura convencer Yoko a mudar-se com ele para Tóquio, podendo esta exercer a profissão que desejar mas esta mostra resistência. Komako afirma ter um mau pressentimento face a Yoko e procura passar o máximo de tempo com Shimamura, procurando ter toda a atenção deste.
 Há um incêndio num armazém. Komako leva Shimamura secretamente ao incêndio para ver se há feridos. De repente, cai um corpo das chamas e Shimamura percebe que era Yoko. Komako vai buscar o corpo dela mas Shimamura não o consegue voltar a ver, sendo golpeado e perdendo-se na Via Láctea.

Sem comentários:

Enviar um comentário