Blogs Portugal

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Origem


Obra: Origem

Autor: Dan Brown

Página:550

Resumo:
 A obra é iniciada quando Edmond Kirsch sai do comboio e encontra-se com o bispo. Kirsch era um especialista em jogos e computadores. É guiado pelo bispo até à reunião com o Parlamento das Religiões do Mundo. Na reunião estavam o rabino Koves, o bispo Valdespino, Kirsch e o allamah Syed al-Fadl. Kirsch apresenta o motivo da reunião: tinha feito uma descoberta científica que iria abalar com todas as religiões.
 Robert Langdon estava num museu. Encontrou um guia que esperava por ele e que lhe afirmou que ele e outros tinham sido chamados para ver uma palestra com Edmond Kirsch. Kirsch envia uma carta privada a Langdon a afirmar que, quando se encontrassem face a face, ele ia preencher os espaços vazios.
 O almirante Luis Ávila está num bar e lembra-se de um acidente terrorista no qual tinha estado. Tinha uma tatuagem antiga e misteriosa numa das mãos. Ávila chama a polícia devido a um confronto com dois homens, agride-os e parte. Dá-nos a informação de que nessa noite se preparava para realizar a missão dada pelo Regente e aproxima-se do Museu Guggenheim.
 Langdon recebe a informação de que cada convidado iria ter informações diferentes durante a palestra e por isso usa um auscultador. Langdon encontra Winston, o seu guia pessoal e um computador.
 O rabino Koves tinha passado os últimos dias a ler o Génesis e a pensar no que Kirsch lhe tinha dito. O Parlamento das Religiões do Mundo volta a reunir-se para ponderar se era boa ideia ou não a mensagem de Kirsch ser partilhada pelo mundo. Ao saberem que Kirsch iria apresentar a sua descoberta nessa noite e que esta iria abalar as religiões, os três ficam sem saber o que fazer.
 O allamah Syed al-Fadl foi raptado e levado para o deserto, sendo abandonado neste.
 Langdon é instruído pelo seu guia a entrar numa sala específica do museu onde se encontrava uma espiral. Langdon entra nesta e, no centro, encontra Kirsch. Os dois conversam de forma informal e Kirsch admite precisar de um conselho de Langdon. Conta-lhe sobre a magnitude da sua descoberta e pergunta-lhe se considera o bispo Valdespino perigoso. A apresentação começa e Langdon dirige-se ao auditório. O allamah Syed al-Fadl aparece morto no deserto.
 Três milhões de pessoas assistiam à apresentação e até a Guarda Real Espanhola, estava presente.
 O rabino Koves e o bispo Valdespino conversam e recebem a notícia de que o allamah tinha~se suicidado. Os dois não acreditam e desconfiam que alguém o tinha assassinado para esconder a informação que Kirsch procurava apresentar ao mundo. A apresentação decorria perfeitamente quando a Guarda Real entra de rompante e Kirsch é alvejado por um atirador misterioso que rapidamente foge da cena do crime. Langdon percebe que tem a missão de encontrar o atirador. Langdon é interrogado pela polícia e afirma que o nome do atirador era Almirante Luís Ávila, cujo nome tinha sido inserido na lista de convidados pela atual noiva do príncipe de Espanha. Langdon fala com esta que explica que apenas o tinha adicionado à lista porque o seu noivo lhe tinha pedido. Ambra Vida, a mulher em questão, confessa ainda que numa conversa com Kirsch este tinha admitido que a sua descoberta estava no seu telemóvel protegida por uma palavra-passe.
 Ambra e Langdon saem do museu à procura da combinação.
 O príncipe de Espanha, que estava abatido com o acontecimento, é chamado para fazer uma explicação do sucedido à população para a acalmar.
 O rabino Koves recebe uma mensagem anónima a alertá-lo de que precisava de fugir para não ser morto pelo bispo Valdespino.
 Os fugitivos apanham um barco e dirigem-se para o aeroporto. Percebem que, ao trazerem o telemóvel do falecido levantaram suspeitas de que a descoberta ainda podia ser publicada e isso aumentava a suspeita por eles. Apanham o avião privado de Kirsch. No entanto, Ambra tinha deixado o seu telemóvel para trás, sendo assim quase impossível localizá-los. O príncipe recebe a notícia e fica irritado com a fuga. O comandante da Guardia do rei percebe que o bispo Valdespino não era de confiança por ter escondido a sua reunião com Kirsch. O bispo, por sua vez, convence o príncipe de que o conselheiro lhe estava a esconder algo.
 Um site de conspirações ameaça publica a imagem da mão do atirador, com o símbolo de Franco, para assim acusar o rei e o príncipe de terem razões políticas para matar Kirsch. Acusam ainda o bispo de ter tido parte no assassinato.
 Langdon e Ambra desembarcam sem serem descobertos pela polícia e consegueme mbarcar noutro avião.
 O rabino Koves sai de casa e vai para um bar para não ser morto em casa. Na casa-de-banho do bar, um homem misterioso assassina-o.
 O bispo Valdespino e o príncipe desaparecem e o comandante da Guardia começa a desconfiar que o bispo tinha feito do príncipe refém.
 Langdon e Ambra aterram e conduzem o precioso carro de Kirsch.
 O almirante Ávila recebe o seu fisioterapeuta, que tinha estado no mesmo acidente que ele anos antes. Ávila apresenta a sua admiração pelo Papa e o fisioterapeuta afirma conhecê-lo. Ávila segue-o e percebe que este seguia a religião palmariana, ou seja, um tipo de cristianismo que tinha o seu próprio Papa.
 Langdon e Ambra tentam entrar no apartamento de Kirsch mas este estava rodeado por fotógrafos. No apartamento, exploram as obras de arte de que este estava revestido e Langdon percebe que Kirsch estava a lutar contra um cancro maligno.
 O comandante da Guardia é preso por ser acusado pelo bispo de ter eliminado as chamadas feitas no Palácio Real. O Palácio expõe o motivo da prisão do comandante da Guardia em público e afirma que o professor Langdon tinha raptado a princesa. Os dois percebem que esta acusação era apenas uma tentativa de fazer a princesa ligar para o Palácio e assim mostrar a sua localização. Enquanto lia as mensagens do bispo, Suresh, membro da Guardia Real, descobre uma mensagem que poderia incriminar o bispo. Langdon e Ambra foram descobertos e a princesa quase foi atingida pela Guardia Real. Os dois sobem para o helicóptero que tinha ordens de os levar para o Palácio Real. Langdon e Ambra acabam por suspeitar de uma obra de William Blake que foi empreste à Sagrada Família. Langdon convence o agente responsável por os levar a mudar o rumo e a levá-los à Sagrada Família.
 O almirante Ávila recebe uma mensagem do Regente a dizer que a sua missão ainda não estava acabado.
 Langdon e Ambra chegam à Sagrada Família e pedem para ver o livro.
 O príncipe começa a perceber começa a perceber que há algo que o bispo lhe está a esconder. O bispo explica-lhe que tinha sido o rei que estava preocupado com o filho e por isso pediu ao bispo que o cuidasse. Pediu ainda que o filho o visitasse para ele se despedir antes de morrer.
 Langdon e Ambra investigam o livro e descobrem o verso que servia de palavra-passe: "As sombrias religiões retiram et a doce ciência reina". São interrompidos pelo padre guia a gritar por eles. Eles seguem-no e encontram os corpos de dois agentes da Guardia Real mortos. Os três procuraram o assassino e Langdon percebe que era o almirante Ávila, o assassino de Kirsch. Procurou esquivar-se das balas que lhe eram dirigidas pelo assassino mas, devido a um golpe mas, devido a um golpe de Ávila cai inconsciente. Ao chegarem ao local onde devia estar o rei, o príncipe e o bispo recebem a notícia de que este tinha saído e tinha ordenado que os dois deviam ser levados num dos carros dos guardas do rei.
 Langdon acorda e vê Ambra ao seu lado que lhe explica que o assassino tinha caído do poço e estava morto. Uma ambulância preparava-se para levar Langdon mas este percebe que precisa de sair dali para escrever a palavra-passe e acabar o plano. O padre ajuda-os a sair por uma porta secreta para evitarem a polícia. Os dois encontram um motorista e dirigem-se ao local onde Langdon considera estar Winston, o super-computador inteligente de Kirsch que os ajudaria. Acabam por encontrar Winston que os guia até ao local onde deviam inserir a palavra-passe.
 O príncipe e o bispo chegam junto do rei, que estava com um ar abatido e que afirma que os tinha levado para ali para confessar um segredo que tinha escondido do príncipe fazia muito tempo.
 Langdon e Ambra acertam na palavra-passe e o vídeo de Kirsch é transmitido para todo o mundo. Após verem o vídeo, Langdon convence Ambra a falar com o noivo e fica a falar com Winston. Winston confessa a Langdon que estava programado para se auto-apagar um dia depois da morte de Kirsch.
 Após confessar o segredo, o rei foi levado para o hospital onde esperava os seus últimos dias. O filho despediu-se dolorosamente do pai. O príncipe foi ter com Ambra e propõe a ideia de eles interromperem o noivado e passarem algum tempo juntos para se poderem conhecer. Ambra despede-se de Langdon e parte com o príncipe para Madrid.
 Langdon conversa novamente com Winston, minutos antes de este se apagar e Winston admite ter criado um usuário para aumentar as teorias da conspiração que rodeavam a palestra de Kirsch. Langdon começa a perceber que Winston tinha sido o responsável pelo assassinato de Kirsch para o poupar de sofrer com o cancro e para chamar mais atenção às suas obras.

Sem comentários:

Enviar um comentário