Blogs Portugal

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Uma Questão Pessoal


Obra: Uma Questão Pessoal

Autor: Kenzaburo Oe

Páginas: 177

Resumo:
 Bird era um professor de inglês de 27 anos cujo maior sonho era ir a África. Ele chega a comprar mapas de África mas o seu sonho não se concretizou. Tinha ainda problemas com o álcool. Enquanto passeava pelas ruas encontrou um gangue que o seguiu e agrediu. Bird conseguiu sair com apenas alguns ferimentos. Era casado e a sua esposa estava a dar à luz. Vai para o hospital onde se encontra a sua esposa e o médico alerta-o de que o bebé tinha um aspeto peculiar. Bird vai visitar o filho e descobre que este tem uma hérnia cerebral que lhe confere o aspeto de duas cabeças. O médico aconselha-o a mudar o filho de hospital. Bird aceita e, enquanto esperava uma ambulância, vai a casa mudar de roupa.
 Quando vai novamente ver o filho, chora com a face monstruosa do seu bebé que estava coberto por ligaduras. Bird fala com a sogra que o aconselha a dizer à esposa que o bebé deles tinha falecido. Bird decide visitar o sogro, chefe do Departamento de Inglês. Contou-lhe sobre o bebé e este oferece-lhe uma garrafa de álcool para afogar as mágoas. Uma das ex-alunas de Bird, Himiko, era conhecido por realizar favores sexuais. Bird vai visitar Himiko a sua casa. Os dois conversam e bebem álcool. Bird confessa que imaginava que o seu filho estivesse morto e Himiko confessa que o seu marido se tinha suicidado. Os dois trocam mágoas e carícias sexuais.
 Bird vai para o hospital, pensando que o seu filho estava morto mas descobre que este estava vivo. Vai conversar com o pediatra do bebé que lhe diz que o filho não tinha fígado. O médico menciona ue o bebé tinha que engordar para ser operado e Bird pondera que o melhor a fazer era deixar o filho morrer. O médico acaba por seguir o pedido do pai e o bebé fica a ser alimentado apenas por água com açúcar.
 Bird visita Himiko num ataque de fúria e excitação mas, quando esta menciona que está no seu período fértil e que podia engravidar, Bird perde o apetite sexual. Vai visitar a esposa e apenas lhe diz que o bebé tinha um problema num órgão. A mulher ameaça-o de que, se o bebé não sobrevivesse, ela pediria o divórcio.
 Bird é chamado à escola e, por ter vomitado nesta quando estava embriagado, é despedido. Vai ter com Himiko que estava com duas amigas e estas acalma-no.
 Bird é chamado pelo hospital que lhe diz que o bebé pode ser operado. Bird responde que já não quer a operação e que iria levar o bebé mais tarde. Conta isto a Himiko que lhe fala de um médico que se especializava em se livrar de bebés que os casais não queriam.
 Bird e Himiko decidem comprar roupas novas para o bebé para este estar pronto para conhecer o fim. Himiko apresenta a ideia de os dois partirem para África quando a esposa de Bird se divorciar dele e Bird aceita de forma dolorosa.
 Os dois deixam o bebé no médico abortista e decidiram ir a um bar homossexual para Bird ver um antigo companheiro. Aqui, Bird percebe que, desde que o filho tinha nascido, ele tinha estado sempre a fugir. Percebe ainda que apenas lhe restavam duas opções para lidar com o filho: matá-lo com as próprias mãos ou criá-lo e cuidar dele.
 Deixa Himiko no bar e leva o filho para o hospital para ser operado. O bebé foi operado e recupera junto dos pais que o criaram.

Sem comentários:

Enviar um comentário