Blogs Portugal

domingo, 12 de novembro de 2017

A mãe


Obra: A mãe

Autor: Maximo Gorki

Páginas:321

Resumo:
 Mikhail Vlassov era um serralheiro rude. Pavel, o seu filho de catorze anos, recusou-se certo dia a deixar que o pai o agredisse. O serralheiro saiu de casa e não voltou a falar nem a olhar para o filho. Morreu dois anos depois com uma hérnia. Com a morte do pai, Pavel ficou obrigado a trabalhar na fábrica para sustentar a família. Vivia descontente com a monotonia da vida e lia para saber a verdade. A mãe sofria com a certeza de que o filho corria um grande perigo por ser diferente.
 Chegam dois homens e uma mulher da cidade. São rudes e foram visitar Pavel a sua casa. Após algum tempo de conversa, a mãe acaba por ganhar gosto por eles e pelas suas ideias. As reuniões tornam-se mais frequentes e nestas discutiam ideias comunistas e de revolução. Começaram a haver conspirações sobre as reuniões e eles foram vistos como rebeldes. A polícia vai a casa de Pavel e revista tudo o que pode. Prendem André e Vessovtchikov, deixando apenas Natacha. Um visito de Pavel visita-o e admite estar curioso pela calma que via quando este recebia convidados. Compromete-se a ouvir Pavel e a partilhar opiniões.
 Pavel continua a tentar agrupar pessoas interessadas nos seus ideias e é preso. André e Vessovtchikov são soltos e tomam conta da mãe e da missão. André passa a ser o responsável pelas reuniões do grupo. Decidem começar a espalhar panfletos com os seus ideais pelas fábricas. Pavel é solto e, junto com André, cria uma manifestação pública. Alguns apoiam-nos pelas ruas e outros repreendem o perigo a que se estão a expor. Vários trabalhadores fabris juntam-se a eles e juntam cantam o hino da revolução. Os soldados chegam e prendem vários, sendo um deles Pavel.
 A mãe vai para um local onde vivem homens e mulheres que ouviram e apoiaram as ideias de Pavel. Ela é chamada de "mãe" por todos e procura defender os ideais do filho, sendo por isso bastante respeitada. Nesse campo há entrega de livros para abrir as mentes que se preparavam para uma revolução contra os donos das fabricas. Vessovtchikov foge da prisão e vai esconder-se no campo. Um dos membros dos revolucionários acaba por falecer, No momento em que se preparavam para enterrar o camarada, foram impedidos pelas autoridades e tiveram que fugir apressadamente. O membro responsável por espalhar os folhetos da revolução corre para o campo por estar a ser perseguido. A polícia rural visita-os e, ao perceber que eles não estavam dispostos a obedecer, vão embora com uma ameaça. O membro anterior é preso e a mãe arranja um plano para o ajudar a fugir da prisão. O plano corre como planeado e retomam ao campo.
 O dia do julgamento de Pavel e dos outros membros da revolução chega e este decide defender-se a si mesmo, expondo os ideais por que lutava. Foram deportados para a Sibéria e a futura esposa de Pavel parte junto dele. No dia seguinte, a mãe preparava-se para partir para outra cidade, quando é acusada de ladra ao distribuir os folhetos do discurso do filho. É agredida violentamente enquanto professa os ideais que ela e o filho defendiam. As pessoas que assistiam repreendiam os guardas enquanto a mãe era estrangulada.

Sem comentários:

Enviar um comentário