Blogs Portugal

domingo, 10 de setembro de 2017

O Mistério de Edwin Drood


Obra:O Mistério de Edwin Drood

Autor:Charles Dickens


Páginas:442

Resumo:

Esta obra é iniciada com uma cena um tanto confusa, com Mr.Jasper a acordar de uma sessão de ópio para acalmar uma dor crónica, sem noção de nada. A personagem decide correr para a igreja, onde é responsável por dirigir o coro e o leitor fica a perceber que o seu sobrinho, Edwin Drood viria visitá-lo. Edwin (Ned), é um jovem belo mas descontente por ter como prometida uma mulher bela mas desagradável, que partilha uma amizade forte com o seu tio (ao ponto de Jasper lhe confessar estar cansado da monotonia da sua vida). Certo dia, chegam à cidade um casal de gémeos de pele morena, que se hospedaram (a mulher) no Convento onde Rose (noiva de Edwin) se encontrava e na casa dos Crisparkle (o homem). Estes gémeos foram enviados por Mr.Honeythunder para serem instruído pelo reverendo Septimus na sociedade cristã, após a morte do padrasto abusivo destes. Para celebrarem a chegada destes, os Crisparkle (a mãe do reverendo e este) organizaram um jantar em que convidaram Mr.Jasper, Edwin e a sua noiva Rose. Neste jantar, Rose canta uma canção mas acaba por ter um colapso nervoso e chorar nos ombros de Helena, irmã de Neville, criando-se assim uma amizade entre as duas. Rose confessa à sua nova companheira que o motivo do seu colapso enquanto cantava era o facto de Mr.Jasper, seu professor de canto, a olhar de maneira demasiado íntima e, por isso, a assustava. Edwin, no entanto, criou inimizade com Neville quando este lhe perguntou sobre o seu noivado e o chamou insensível e rude. Mr.Jasper foi o responsável por prevenir uma briga entre os dois.
 Este conflito gera vários rumores na cidade e Miss Crisparkle fica hesitante sobre se seria boa ideia ter um selvagem como hóspede. O reverendo, no entanto, procura convencer a sua mãe e todos os habitantes de que Neville é um homem bom e trabalhador, que está a fazer um esforço enorme por se integrar na sociedade. Tenta ainda convencer várias vezes Neville a pedir desculpa e acaba por conseguir com a ajuda de Helena, indo logo falar com Mr.Jasper para enviar uma carta ao seu sobrinho, que se encontrava em Londres. Os dois acabam assim por fazer as pazes e Edwin convida Neville para passar o Natal com ele.
 Mr.Jasper vai com     ao cemitério, para falarem sobre a campa da mulher deste e acaba por ficar curioso com o local e com Mr.Sapsea, o responsável pelas tumbas. Certa noite, Mr.Jasper decide fazer uma excursão pelas tumbas, com a ajuda de Durdles e este conta-lhe a história sobre a noite de Natal em que ouviu um gemido e um latido vindos da tumba de Miss.Sapsea. Mr.Jasper fica ligeiramente amedrontado mas curioso.
 A altura do Natal chegou e Edwin preparava-se para ir buscar Rose ao Convento e entregar-lhe o anel de família que lhe foi oferecido pelo tutor dela quando esta o chama e lhe confessa que o melhor seria desfazer o casamento, já que apenas se viam como irmão e irmã. Edwin fica um pouco chocado com a notícia mas acaba por aceitar a vontade de Rose e prepara-se para contar ao tio. Edwin decide ir dar uma volta e encontra uma mulher com aspeto adoentado. Após interrogar a mulher sobre o seu estado de saúde, Edwin oferece-lhe dinheiro para o transporte até Londres. Como pagamento, a mulher pergunta-lhe o nome, adivinha a alcunha que a sua "amada" lhe dá e avisa-o de que existe alguém chamado "Ned" (alcunha que Mr.Jasper dava ao sobrinho) que se encontra ameaçado.
 No dia de Natal, a ceia entre Edwin, Mr.Jasper e Neville aconteceu e os dois jovens foram dar um passeio. No dia seguinte, Mr.Jasper vai a casa de Mr.Crisparkle para saber do sobrinho que tinha desaparecido após o jantar e este informa-o de que não sabe de nada e que Neville tinha partido numa viagem essa manhã. Neville, que caminhava apenas com uma maleta pequena, foi levado por um grupo de homens para a cidade e encontrou Mr.Jasper e Mr.Crisparkle a conversar. Mr.Jasper, por não saber do sobrinho, descarrega a culpa em Neville e tenta atacá-lo. Neville consegue escapar, com a ajuda de Mr.Crisparkle e refugia-se numa casa com a irmã, sendo visitado apenas por um vizinho.
 Helena Landless acaba por partir do convento e Rose fica sozinha. Mr.Jasper aproveita a situação para a visitar e para lhe declarar o seu amor. Rose recusa-se a aceitar tal amor e repela-o. Rose decide escapar e vai viver para a casa do seu tutor.
Certo dia chega um jovem à cidade chamado Dick Datchery que se instala num quarto de Mr.Sapsea e conversa com Mr.Jasper sobre os proprietários. Mr.Jasper, por não encontrar a sua amada, decide regressar à loja onde começou a obra e deixar-se embriagar pelos efeitos do ópio. Após a sessão, Mr.Jasper saiu e a dona da loja, uma idosa sábia, seguiu-o e pediu informações a Datchery, que lhe foram dadas de bom grado. Datchery, no entanto, fica curioso com esta personagem e suborna uma criança para lhe dar informações.
 Rose decide viver um mês numa pensão com a administradora do Convento onde se encontrava e acabam por perceber que a proprietária da pensão não lhes oferece "paz de espírito". Mr.Jasper, certo dia, decide visitar os gémeos para confessar a Neville que se tinha enganado e que ele era inocente. Mr.Jasper implora ainda por perdão e Neville concede-lho. Existe, no entanto, uma reviravolta na história e Neville passa a ser acusado de pertencer a um bando de salteadores da Índia e que, por isso, era o responsável por ter assassinado Edwin Drood. Mr.Jasper procura defendê-lo e consegue fazer com que as suspeitas sobre este diminuíssem. Mr.Jasper convida ainda Neville a dormir em sua casa e, nessa noite, antes de irem dormir, convida-o a passearem um pouco. Neville chega a casa de Mr.Crisparkle, ofegante e afirmando que Mr.Jasper o teria insultado e agredido e ele,ao defender-se não sabia se o teria morto. Datchery e Durdles encontram o corpo de Mr.Jasper, ainda vivo, e este afirma que acolheu Neville e este o atacou sem razão. Neville é interrogado, com a presença de Mr.Jasper e criou-se uma crença de que este pertenceria mesmo ao grupo assassino da Índia, que matava os melhores amigos e desfazia-se das jóias do morto.
 O grupo de homens que se ocupava do caso decide ir à catedral para procurar um corpo com o anel que Edwin ainda deveria ter e, ao reparar que Mr.Jasper foi diretamente a um corpo, o grupo desconfiou que talvez tivesse sido ele. Esta hipótese veio a confirmar-se quando Datchery admitiu estar a espiá-lo desde que chegou e que tinha visto a cena em que ele atacava Neville. Mr.Jasper admite os seus crimes e que pertencia à ceita indiana de que Neville era acusado de pertencer.
 Mr.Jasper foi condenado à prisão domiciliária e, para comemorar a libertação de Neville, foi feita uma festa no Convento. Nesta festa apareceram todas as personagens que circundavam a história e foi confirmado um casamento entre Neville e Rosa. Foi ainda revelado que Dick Datchery era Mr.Porter, um amigo das personagens que foi visitar Londres e um amante antigo da diretora do Convento, que se encontrava disfarçado para revelar a identidade de Mr.Jasper a pretexto de Mr.Grewgious. Mr.Jasper suicidou-se com um veneno.
 Devo realçar que esta obra não foi terminada já que, no dia seguinte a escrever esta última cena, o autor faleceu, deixando um mistério a rodear esta célebre obra.

Sem comentários:

Enviar um comentário