Blogs Portugal

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

As Velas Ardem Até ao Fim


Obra:As velas ardem até ao fim

Autor:Sándor Márai

Páginas:153

Resumo: Esta curta obra narra a história do general Henrick, proveniente de uma família rica, que é enviado para um colégio militar onde conhece Konrád, um rapaz da sua idade, de família pobre, com quem cria um intenso e instantâneo laço de amizade que deixa até a ama de Henrick, Nini com ciúmes. Os dois companheiros tornam-se inseparáveis e Konrád é até visto na família do amigo como um membro da mesma, chegando a tocar piano com a mãe deste. Anos mais tarde, decidem ir viver juntos, enquanto continuavam o serviço militar mas, como ambos eram bastante difentes (Konrád preferia ficar em casa a ler ou entregar-se à sua paixão que era a música e Henrick preferia divertir-se nos bailes), apenas conversavam à noite, até madrugada.
Henrick acaba por se casar, com uma rapariga chamada Krisztina que lhe fora apresentada pelo companheiro, e mudar-se para o palácio onde costumava morar com os pais mas tenta sempre manter o contacto com Konrád. Certo dia, os dois companheiros vão à caça como habitualmente, quando Konrád acaba por descretamente apontar a arma ao seu amigo quando os dois se encontram sozinhos mas acaba por desistir, sem dizer nenhuma palavra. Nessa mesma noite, os três jantam como sempre e no dia seguinte, quando Henrick entra na casa do amigo para o questionar sobre o bizarro e sombrio comportamento de Krisztina, descobre que o seu fiel companheiro tinha partido sem o avisar.
Quarenta e um anos depois, Konrád regressa à cidade e encontra-se com Henrick na casa deste para jantar. Durante este jantar, ambos discutem os acontecimentos da vida de ambos e Henrick acaba por perdoar o amigo pela "traição" de ter partido sem ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário