Blogs Portugal

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

O Deus das Moscas


Obra:O Deus das Moscas

Autor:William Golding

Páginas:258

Resumo: Esta maravilhosa obra adota uma postura um pouco monótona a princípio, narrando o momento em que Piggy e Ralph, que são completos estranhos, descobrem que se encontram numa ilha. Não encontrando sinais de civilização, os dois presumem que estão sozinhos até Ralph encontrar um búzio e soprar nele, fazendo com que um grupo de jovens rapazes o ouvissem e se dirigissem a eles (devo destacar que nenhum adulto sobrevive devido à queda do avião) . O grupo, constituído apenas por membros do sexo masculino, tenta sobreviver na ilha, caçando porcos, comendo fruta e tentando manter uma fogueira acesa para que o fumo desta atraísse resgate.
Quando o grupo se divide em dois (tendo um a missão de caçar e manter a fogueira e outro a missão de construir cabanas junto da praia), cria-se um certo conflicto entre os dois grupos por cada um acreditar que o outro não se esforça o suficiente para trabalhar nas tarefas e por os chefes de ambos os grupos (Ralph no grupo responsável pelas cabanas e Jack responsável pelo grupo de caça) não apreciarem a companhia um do outro e lutarem pela liderança máxima. Quando Jack lidera o grupo, de quem era líder, pela ilha, com o propósito de caçar um porco fêmea e deixa que a fogueira se extinga enquanto um navio passava por perto, a rivalidade entre os grupos aumenta, chegando ao ponto de cada um procurar prejudicar o outro. Durante todo este tempo, os habitantes da ilha sentem a presença de um "monstro" que provoca vários desaparecimentos e que aparece a Simon, um dos jovens, sob a forma de uma mosca ("Deus das moscas" é um dos nomes que representa a figura de Belzebu, ou pelo seu nome mais conhecido, Diabo) que o atormenta dizendo-lhe o quão insignificante é, acabando mais à frente por assassiná-lo.
Nas partes finais do livro, o leitor pode presenciar a entrega do grupo de Jack ao lado irracional e selvagem do ser humano, começando a pintar a cara, realizando espécies de rituais no momento de se alimentarem e até capturando e punindo os membros do grupo de Ralph. Este acaba também por ser perseguido, tendo o grupo de Jack a intenção de o matar, mas consegue esconder-se por entre as folhas. Jack, por sua vez, tenta abafar Ralph com fumo mas acaba por incendiar toda a ilha o que vai provocar o resgate por parte de dois membros da Marinha. Devo ainda aconselhar o leitor a explorar as ideias que se encondem nas entrelinhas e observar esta reflexão sobre a fraqueza do ser humano e os seus limites.

Sem comentários:

Enviar um comentário