Blogs Portugal

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

A Ilíada


Obra:A Ilíada

Autor:Homero

Páginas:355

Resumo: Esta obra, proveniente da Grécia Antiga, narra a legendária guerra de Troia entre os Troianos e os Aqueus. Nas primeiras páginas podemos observar os soldados a pedirem auxílio ao deus Apolo, o qual se enche de ira e ataca os navios. Os deuses no Olimpo, ao não entenderem o porquê desta reação, decidem interferir na batalha, auxiliando o lado que elegeram. Durante toda a narração, podemos observar a influência dos diversos deuses que incentivam os soldados e os impedem de partir da batalha, dando assim ao leitor uma ideia da presença dos deuses na Grécia Antiga, que auxiliam aqueles que mais oferendas lhes dão, e os vários conflitos entre estes que desencadeiam vários avanços e recuos nas duas frentes de batalha.
Neste conflito cruzamo-nos com personagens célebres como Ulisses, Páris, Helena, Aquiles, Heitor e outros. Estes dois últimos, por sua vez, têm uma forte presença no final da obra quando Heitor assassina Pátroclo, companheiro de Aquiles, e este, por ser próximo ao defunto, procura vingar a sua morte, procurando por Heitor no campo de batalha. Ao encontrá-lo, os dois acabam por se envolver num combate de lanças que, por ambos serem protegidos por deuses, apenas termina quando Heitor acaba todas as suas lanças e é atingido por Aquiles. Heitor, pede a Aquiles que, como último desejo, leve o seu corpo para junto da família para ser honrado mas este, devido à sua sede de vingança, recusa, querendo oferecer o corpo aos cães em memória de Pátroclo. Afrodite e Ares impedem que isto aconteça, fazendo com que o corpo não se decomponha e com que nenhum animal se aproxime dele, o que faz com que Aquiles o arraste à volta do túmulo do seu companheiro para o ferir.
Zeus, ao ver o cenário entre os dois heróis, decide enviar Íris, mensageira dos deuses, para junto do pai de Heitor, para o avisar de que lhe concede o desejo de resgatar o corpo do filho junto de Aquiles sem que este o ataque. O pai de Heitor acaba por ser bem aceite pelo assassino do seu filho e consegue recuperar o corpo do mesmo, levando-o para junto da família e realizando assim o funeral merecido.

Sem comentários:

Enviar um comentário