Blogs Portugal

sábado, 27 de agosto de 2016

Orgulho e Preconceito




Obra:Orgulho e Preconceito

Autora: Jane Austen

Páginas:359

Resumo: Esta obra relata o quotidiano de uma família pertencente à pequena burguesia inglesa composta por uma mãe, Mrs. Bennet, cujo objetivo primário é casar as suas cinco filhas, Elizabeth (Lizzie), Jane, Lydia, Mary e Kitty para que estas tenham um bom futuro, e um pai, Mr. Bennet, atencioso com as filhas, querendo sempre o melhor para estas mas não as forçando ao casamento como a esposa.
 No início desta história, o leitor descobre que um jovem rico, Mr. Bingley, se instalou recentemente na localidade da família Bennet e que este tem tido bastante visitas de diversos vizinhos interessados em criar uma ligação matrimonial com a família deste. Mrs. Bennet, ao ouvir esta novidade não se conteve e insistiu também que as suas filhas lhe fossem apresentadas, levando-as assim a um baile onde este se acaba por interessar por Jane, a filha mais velha. Nesse mesmo evento, a família conhece Mr. Darcy, um amigo próximo de Mr. Bingley mas ficam com uma péssima impressão deste por ser antissocial e desprezar dançar com as mulheres ali presentes. Mr. Darcy, no entanto, começa a ganhar um certo interesse em Elizabeth mas esta, por ser independente e inteligente, despreza as tentativas deste de um momento de solidão entre os dois.
  Após este baile, Jane ganha um relacionamento de amizade com as duas irmãs de Mr. Bingley e, ao ser convidada por estas a passar uns dias na casa dos três, decide aceitar. Jane acaba por adoecer mal chegou ao local e é obrigada a ficar hospedada na casa. Elizabeth, preocupada com a irmã, decide ir visitá-la e fica uns dias com ela até melhorar. Nestes dias, Lizzie é criticada pelas irmãs do dono da casa devido ao seu relacionamento com Mr. Darcy mas decide ignorar estas. Jane acaba por fim por melhorar e Elizabeth toma a decisão de regressar a casa com Jane o mais rápido possível, contra a vontade dos pais e do anfitrião.
 Elizabeth acaba por conhecer dois senhores, durante o tempo em que Mr, Darcy e Mr. Bingley estão ausentes: o primeiro, Mr. Collins, um primo do pai, pertencente ao clero, que ganhou um sério interesse nesta mas, ao não ter os seus sentimentos retribuídos, acaba por casar com uma amiga desta que conheceu numa visita à residência Bennet; o segundo, Mr. Wickam, um oficial do exército, por quem se interessa de forma intensa mas, ao descobrir sobre o desentendimento deste com Mr. Darcy acaba primeiro por odiar este segundo. Mr. Darcy acaba por se encontrar com Elizabeth e, num momento em que estes se encontram sós, pede-a em casamento. Elizabeth recusa profundamente mas, ao ler uma carta que este lhe mandou a explicar a sua relação com Mr. Wickam, esta percebe que fez o julgamento errado e que Mr. Darcy é na verdade inocente. Elizabeth fica pensativa e começa a ganhar sentimentos por este.
 Entretanto, uma das irmãs mais novas de Elizabeth, Lydia, foge com Mr. Wickam, com a intenção de se casarem e toda a família fica em choque, sendo Mr, Darcy quem resolve o assunto e fazer com que se casem com a presença dos pais. Ao saber o que este fez pela irmã, Elizabeth decide assim aceitar casar-se com Mr. Darcy o que é um choque para a família. Mrs. Bennet vê assim parte do seu sonho realizado, com Elizabeth casada com Mr. Darcy, Jane com Mr. Bingley e Lydia com Mr. Wickam.

Sem comentários:

Enviar um comentário