Blogs Portugal

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Drácula


Obra:Drácula

Autor: Bram Stoker

Páginas:412

Resumo: Esta história repleta de suspense e terror irá narrar, sob a forma de diário ou carta, os ataques do famoso Conde Drácula, considerado o "rei dos vampiros" que irá provocar o terror pelas cidades por onde passa. No início da obra encontramos Jonathan Harker um solicitador que foi enviado ao castelo deste conde para o auxiliar na escolha de uma residência em Londres. Com o passar do tempo, Jonathan começa a sentir-se um prisioneiro no local por não poder entrar em certos quartos nem poder enviar cartas sem que estas fossem lidas por Drácula. Jonathan percebe assim que há algo de errado com o conde já que nunca o via a comer, nunca o via durante o dia e vivia sozinho em casa, apesar de afirmar ter criados, e invade o seu quarto para descobrir mais, acabando por deparar-se com este num caixão deitado a dormitar. Jonathan pretende assim partir e, apesar de o conde lhe afirmar que lhe permite esta fuga por este não se sentir bem na casa, este não confia plenamente neste gesto.
A ação passa assim para Mina, noiva de Jonathan que se encontra preocupada com o marido por este demorar muito na viagem e decide mostrar a sua preocupação no seu diário e nas cartas à sua querida amiga Lucy que lhe responde à correspondência, contando-lhe sobre o seu recente noivado com Arthur. Mina recebe assim uma carta a informá-la para ir buscar o marido à Transilvânia onde se encontrava num hospital por estar demente, o que ela faz e decide ficar com o marido no local por mais um tempo. Durante esta estadia de Mina com o marido, Lucy começa a adoecer, depois da última noite em que Mina esteve com ela e Lucy se levantou num ataque de sonambulismo e foi encontrada no meio da rua. O Dr.Seward, médico de Lucy decide assim pedir o auxilio de Van Helsing, seu antigo professor universitário que ele admirava bastante, para resolverem juntos o problema da doença de Lucy. Esta acaba por falecer devido à perda de sangue e Van Helsing, depois de pesquisar, acaba por chegar à conclusão de que Lucy fora mordida por um vampiro que a visitava todas as noites para lhe sugar o sangue.
Dr.Seward a principio nao acredita nesta teoria mas acaba por ceder à ideia e ambos contam o sucedido ao noivo de Lucy, Arthur e levam-no à tumba de Lucy para testar se Lucy estava mesmo morta ou se tinha sido transformada numa vampira que realizava os ataques a crianças que assombravam a cidade. Os três decidem abrir o caixão da jovem e, ao encontrarem este vazio, decidem esperar até ao meio dia, quando o corpo desta apareceu caminhando sem reparar nos três homens junto dela. Van Helsing dá assim a oportunidade a Arthur para "matar" Lucy novamente, para que a alma desta fique salva e este acaba por fazê-lo e procuram matar o culpado, ou seja o Conde Drácula.
Mina acaba por retornar a Londres e junta-se, junto com o seu marido, à busca por este vampiro, acabando ela por ser vitima deste durante uma noite em que este chegou ao seu quarto. Mina entra assim em fase de transição, lentamente adoecendo, enquanto os três homens e Quincey Morris, um colega de Arthur que se tinha juntado à busca, procuravam pelo monstro, acabando por descobrir algumas das caixas repletas de terra onde este se deitava e benzendo-as para que este não as pudesse usar. Durante a noite, Van Helsing passou a hipnotizar Mina para descobrir onde se encontrava o monstro, já que esta tinha uma ligação com este por ter sido mordida pelo mesmo e procuram perseguir os seus passos na fuga deste de Londres para a Transilvânia. No final da obra podemos presenciar o momento em que os homens e Mina encontram o castelo do Drácula, chegando a tempo para parar a carruagem onde este se encontrava e matá-lo enquanto este estava adormecido no seu caixão, por ainda ser de dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário