Blogs Portugal

sábado, 11 de junho de 2016

O Retrato de Dorian Gray


Obra:O Retrato de Dorian Gray

Autor:Oscar Wilde

Páginas:284

Resumo: Esta obra do século XIX explora de forma bastante elegante e cavalheiresca a vida de Dorian Gray, um jovem cuja beleza e juventude são invejadas que é influenciado por Lorde Henry a dar prioridade a estes aspectos. Durante toda a obra presenciamos uma energia erótica entre as personagens com quem Dorian Gray comunica e este que faz o leitor centrar a sua atenção na jornada narcisista que o acaba por orientar para uma vida de pecado e sexualidade.
Dorian Gray, ao longo da história acaba por devastar a vida das pessoas com quem se relaciona, levanto até a sua noiva, Sybil Vane, uma jovem e inocente atriz, a se suicidar de desgosto. Devido á devoção que o jovem tem pela sua própria imagem e ao medo de envelhecer, o mesmo acaba por, num simples bradar aos céus, criar uma ligação entre a sua alma e o seu físico e um retrato que o seu amigo Basil lhe tinha feito, fazendo assim com que o quadro sofresse qualquer dano feito á alma e á figura de Dorian Gray.
Aos 38 anos, ainda com aparência juvenil, Dorian Gray decide deixar que Basil observe o retrato e veja a ruína que nele se encontra mas, devido ás criticas que este lhe faz, Gray decide assassinar Basil, fazendo-o assim ponderar sobre a sua vida e sobre as suas ações. Dorian Gray acaba assim por considerar uma maldição a ligação dele com o quadro e tenta remediar os seus pecados mas, ao descobrir que as suas boas ações não tinham nenhum efeito no dano feito á sua vil alma, decide cravar uma faca no coração. A morte do corpo teve um grande efeito no retrato, fazendo assim com que este recuperasse a sua beleza e mocidade, retornando o dano feito pela vida pecaminosa, ao cadáver de Dorian Gray.

Sem comentários:

Enviar um comentário