Blogs Portugal

sábado, 11 de junho de 2016

A Porta dos Infernos


Obra:A Porta dos Infernos

Autor: Laurent Gaudé

Páginas:232

Resumo: A obra em questão, repleta de misticismo e sofrimento, narra o desespero sentido pelos pais de Pippo (Filippo), Matteo e Giuliana, quando este é alvejado, aos oito anos de idade, a caminho da escola, para a qual estava atrasada. A mãe de Pippo decide abandonar o marido quando este, por cobardia, não põe fim à vida do assassino do filho e parte para a terra natal com o objetivo de retomar a vida de solteira.
Matteo, por sua vez, fica bastante magoado pela partida do filho e, numa noite em que passeava pelas ruas de Nápoles com o seu táxi, encontra Grace, um travesti, que lhe pede boleia para a igreja e que o acaba por apresentar a Garibaldo, dono de um café, ao padre Mazerotti e ao professore Provolone por quem ganha amizade. O professore, numa mera conversa, acaba por revelar aos outros membros do grupo que achava ter encontrado uma das portas para o inferno em Nápoles e que, por essa porta, poderiam recuperar o filho de Matteo. Os cinco acabam por seguir o mapa e encontram a tal porta. Como esta apenas se abria a um determinado número que pessoas, apenas o padre e Matteo se aventuraram até ao submundo onde conseguem resgatar Pippo. Neste cenário dantesco, presenciamos a aflição de Matteo por ter que ficar no inferno para que a alma do filho possa ser salva já que havia a regra de "uma alma por outra alma".
Pippo, ainda com oito anos, encontra-se no meio de quatro estranhos por quem é educado. Aos vinte e nove anos, Pippo decide vingar a sua morte e assim satisfazer o pai, assassinando Toto Cullaccio, que lhe tinha tirado a vida vinte e um anos antes. Ao cumprir o seu desejo de vingança, Pippo tenta regressar para junto do pai no submundo mas é invadido por um sentimento de cobardia, o qual tenta compensar, procurando a mãe (a qual encontra completamente demente) e assim reuniu novamente a família.

Sem comentários:

Enviar um comentário