Blogs Portugal

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Romeu e Julieta

Obra:Romeu e Julieta


Autor:William Shakespeare

Páginas:175

Resumo: Este clássico da literatura universal narra a apaixonante história de Romeu (único filho da família Montéquio) que se apaixona por Julieta (única filha da família Capuleto) num baile. Devido á enorme rivalidade das duas famílias, os dois amantes decidem casar em segredo mas, para infortúnio do casal, Romeu é exilado por ter morto o primo de Julieta, Teobaldo, numa disputa. Os pais de Julieta, ao pensarem que esta lacrimejava pela morte do primo, decidiram a organizar um casamento entre esta e o Conde Páris. Julieta recusa este casamento devido a ter apenas 13 anos mas, ao ser obrigada, dirige-se a Frei Lourenço para que este a auxilie na sua fuga. O frade oferece-lhe um frasco de veneno que a manteria com aparência de cadáver até que Romeu a retirasse da tumba.
Um imprevisto acontece e Romeu não recebe a carta do frade que lhe tinha mandado sobre o plano e, ao ouvir a notícia sobre o falecimento da amada, decide comprar veneno e dirigir-se à tumba da amada para assim falecer junto a ela. Ao chegar à tumba, Romeu encontra Páris, o qual acaba por assassinar, e toma o veneno. Julieta, ao despertar, encontra Frei Lourenço que tinha acabado de chegar e ouve a explicação do sucedido, acabando por beijar os lábios do amado à procura de sobras de veneno e, ao não encontrar, apunhala-se com o punhal do amado e falece.
Um polícia chega, a pedido do pajem do Conde Páris, junto com a mãe e pai de Julieta (cujos nomes não são proferidos), o pai de Romeu (já que a mãe tinha falecido nessa noite por desgosto ao exílio do filho) e o príncipe. Os membros de cada família, ao ouvirem o relato da história de amor pelos lábios de Frei Lourenço, decidem acabar a disputa entre as famílias.
Esta maravilhosa peça de teatro é de um talento excepcional que mantem o leitor preso à história e sempre á procura do que irá suceder. Esta obra é ainda de média leitura, não chegando a ser demasiado fácil nem excruciante, o que a torna mais acessível a pessoas na idade pré-adulta ou mais velhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário