Blogs Portugal

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

O Eunuco

Obra: O Eunuco

Autor: Terêncio

Resumo:

Personagens: Fédria, jovem, amante de Taís; Parmenão, escravo de Fédria; Taís, cortesã; Gnatão, parasita de Trasão; Quérea, jovem, irmão de Fédria; Trasão soldado, rival de Fédria; Pítia, criado de Táis; Cremes, jovem; Anfitrião, jovem; Dórias, criado de Taís; Doro, eunuco; Sange, escravo de Trasão; Sófrona, ama; Velho, pai de Fédria e Quérea.

Ação: Fédria mostra-se irada com Taís por não o ter deixado entrar em casa no dia anterior. não sabendo se deveria ir ao seu encontro ou não. Chega Taís junto dele e de Parmenão. Taís começa a explicar o que tinha acontecido: a mãe de Taís recebeu de um mercador uma criança roubada da Ática por piratas. Taís mantinha relações com um soldado que, ao partir para a guerra, lhe deixou tudo. A mãe dela morreu e o tio vendeu a criança. O soldado comprou a jovem na esperança de a oferecer a Taís mas, ao saber da relação desta com Fédria, recusa-se a devolvê-la. A muito custo, Fédria aceita passar dois dias, até o soldado partir, sem visitar Taís.

 Gnatão chega junto de Parmenão trazendo a jovem que Taís procurava. Gnatão dirige-se a casa de Taís mas, ao ver Parmenão à porta, ridiculariza-o por não poder entrar. Sai Gnatão e chega Quérea desesperada por a jovem por quem se apaixonou à primeira vista ter desaparecido. Pede ajuda a Parmenão para encontrar a sua amada. Parmenão rapidamente percebe que ele falava da jovem oferecida a Taís e, para ajudar Quérea a conquistá-la, sugere a Quérea que se faça passar pelo eunuco que Fédria iria oferecer a Taís.

 Trasão gaba-se a Gnatão sobre como era o preferido do rei e sobre as suas múltiplas aventuras. Gnatão sugere a Trasão que use a jovem para fazer ciúmes a Taís para o amor desta por ele aumentar. Trasão e Gnatão encontram-se com Taís. Chega Parmenão e entrega-lhe o eunuco e a escrava da Etiópia oferecidos pelo seu senhor. Apesar dos comentários dos outros dois, ele aceita. Antifão, mais tarde, encontra Quérea a sair de casa de Taís vestido de eunuco e, depois de ouvir a história toda, preparam-se para ir jantar. Quérea informa que a jovem lhe tinha sido confiada e que, ao ser deixado sozinho com ela, aproveitou-se da situação.

Taís tinha convidado Cremes a sua casa e, quando começou a falar com este, o soldado ficou com ciúmes e mandou chamar Pânfilo, a jovem. Taís discorda e inicia-se uma disputa entre eles. Entretanto, Pítias procura desesperada o eunuco que violou Pânfilo. Ao ver Fédria, conta-lhe o que aconteceu e este compromete-se a encontrá-lo. Fédria vai para casa buscar o seu eunuco e, quando o mostra a Pítias, este não o reconhece. O eunuco revela o esquema montado por Quérea e Parmenão.

 Taís encontra Cremes fora de casa e revela-lhe que tem a sua irmã e que a gostava de restituir à família. Trasão aproxima-se deles com um exército atrás de si e Taís diz a Cremes para se procurar defender, provando que o jovem era sua irmã. Cremes assim o faz e vai mostrar os brinquedos de infância à ama que os criou. Trasão e o exército partem. Pítias conta a Taís sobre a violação que Pânfilo sofreu nas mãos de Quérea. Quérea entra em cena. Depois de o insultar pelas suas ações, Taís acaba por o perdoar e, a pedido de Quérea, aceita que este se case com a jovem.

 Pítias, para se vingar de Parmenão, diz-lhe que Quérea iria ser castrado por ter violado uma cidadã. Parmenão, aflito, conta ao Velho, pai de Quérea e Fédria toda a verdade. O Velho, irado, entra na casa de Taís. Pítias sai de casa para junto de Parmenão, a rir-se por ter enganado o escravo. Trasão e Gnatão ouvem uma conversa na qual Quérea diz a Parmenão que se irá casar com a jovem e que Taís se tinha entregado completamente a Fédria. Chega Fédria. Trasão implora a Gnatão que arranje maneira de ele ainda conseguir ver Taís. Gnatão fala em privado com Fédria e Quérea e sugere que aceitem Trasão como rival para que este possa encher Taís de prendas e eles pouparem dinheiro. Os irmãos aceitam.

Sem comentários:

Enviar um comentário