Blogs Portugal

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Não Matem a Cotovia

Obra: Não matem a cotovia

Autor: Harper Lee

Páginas: 273

Resumo:
 A obra é iniciada quando a narradora, Jane, conta a história de quando o seu irmão tinha partido um braço quando pequeno. O pai de Jane, Atticus, vai trabalhar para longe de casa e os dois filhos foram com ele. A mãe deles tinha falecido quando era jovem. Jem, o irmão de Jane, e esta conhecem um garoto de 7 anos chamado Dill. Dill desafiou Jem para convencer Boo, um homem misterioso que vivia fechado em casa, a sair. Dill muda-se antes de estes conseguirem cumprir o desafio. A narradora vai para a escola, para o primeiro ano, e tem como professora Miss Caroline. Esta tentava limitar a sua imaginação e refutá-la nas suas ideias. Walter era um jovem de família pobre que nunca levava de comer para a escola porque a família era pobre e Atticus dá-lhe de comer. Os Ewells eram uma família que só ia no primeiro dia de aulas e não voltavam à escola. Jane, a narradora, explicava tudo a Miss Caroline sobre as pessoas da aldeia. Jane quer desistir da escola mas é impedida pela família. Dill regressa e os amigos matam as saudades dos tempos anteriores. O grupo procura continuar a partida anterior e fazer o homem sair de casa, enviando um papel pela sua janela. Atticus interrompeu-os e convenceu-os a desistir da brincadeira. Tentam espreitar para o interior da casa.
 Neva pela primeira vem em muito tempo e Jane, o pai e o irmão decidem tentar montar um boneco de neve. Eles estavam na rua à volta da fogueira. Jane não reparou mas, enquanto fitava o fogo, Boo tinha-a coberto com um cobertor. Houve um incêndio na casa de Boo e este ficou de cama devido aos ferimentos. O Natal chegou e tios e primos e a avó chegaram. Jane foi castigada por ter dito a palavra "rameira" mas alerta o tio, que lhe tinha batido na mão como castigo, que este não sabia nada de crianças já que estas diziam sempre palavras que não conheciam.
 Atticus e a professora de Jane disseram a esta que era pecado matar uma cotovia porque estas não perturbavam ninguém. A professora diz a Jane que o pai desta tinha um enorme talento quando se tratava de pontaria mas, ao perceber que isso lhe dava uma vantagem sobre as outras criaturas vivas, deixou de o praticar. A Sra. Dubose, uma mulher envelhecida e rabugenta, obriga Jem a fazer-lhe companhia e a ler para ela por ele ter destruído as suas camélias. Jem queria desistir mas o pai não deixou. Certo dia, Atticus encontra a senhora morta e admite a Jem que ela lhe tinha pedido para fazer o testamento por saber que estava a morrer e que o facto de ele lhe ter lido, era uma distracção para ela. Calpurnia, a criada negra da família, decide levar Jane e Jem à sua igreja já que o pai tinha saído. Ao chegar a esta, uma senhora de pele escura reclama que a igreja é apenas de negros e que não deviam entrar meninos brancos. Um homem, no entanto, permitiu a entrada deles. Jane e Jim notaram inicialmente uma grande diferença da igreja tradicional que frequentavam e não sabiam que fazer. Calpurnia guiou-os.
 Todos deram dinheiro para a esposa de um homem que agora estava preso porque ninguém lhe queria dar trabalho para sustentar os filhos. A tia Alexandra foi viver com Jane e Jem porque o pai estava sempre a trabalhar. Levou os dois filhos: Lily e Joshua. O julgamento do homem previamente mencionado aconteceu e Atticus era o advogado. Procurou obter toda a informação possível. O homem foi considerado culpado, por ter pele escura, e a família fica revoltada com a notícia. Atticus recebe a notícia de que ele tinha sido morto pela polícia com a desculpa de que este tinha tentado fugir. A revolta surge na família por ser um caso de descriminação racial. Hitler está a subir ao poder e Atticus ensina aos filhos que nunca se deve odiar ninguém por mais mal que façam. Num acidente de Halloween, Jem fica inconsciente e Jane fica ferida. Os dois recuperam bem. Atticus encontra Boo com uma faca nas costas e leva-o para o hospital onde estava Jem. Descobriu-se que afinal Boo não estava morto e, quando este acordou, quis logo visitar o quarto de Jem. A obra termina com Atticus a ler uma história a Jane.

Sem comentários:

Enviar um comentário