Blogs Portugal

domingo, 21 de janeiro de 2018

A Morte de Ivan Ilich



Obra: A Morte de Ivan Ilich

Autor: Lev Tolstoi

Páginas:184

Resumo:
 Esta obra é constituída por três contos:

A morte de Ivan Ilich

Fiódor Vassilievich, Ivan Egorovich e Piotr Ivanovich, membros do tribunal conversavam quando descobriam que Ivan Ilich tinha falecido por razões desconhecidas. Piotr foi visitar a recente viúva para mostrar os seus pêsames e para procurar saber mais sobre a tragédia.
 É narrado o percurso de vida de Ivan Ilich desde a sua infância até ao dia em que casou passando pela sua licenciatura. É narrado ainda o momento em que Ivan Ilich vai ao médico e percebe que tem uma doença grave. Ivan Ilich entra em modo de decadência, sentindo-se cada vez mais fraco e necessitando cada vez mais de cuidados. Apesar do apoio da esposa, sentia um profundo desgosto e medo da morte. Por não querer mostrar a sua necessidade de carinho e atenção, Ivan Ilich tornou-se frio e sisudo. Negava qualquer medicamento para acalmar as dores e procurava sempre estar sozinho, aceitando apenas visitas do seu criado. Após três dias de dores intensas, Ivan Ilich morre.

O diabo:
(o resumo deste capítulo pode ser encontrado noutra publicação mais antiga do blog: racairritadicadospoetas.blogspot.pt/2017/07/conto-o-diabo-autorlev-tolstoi-paginas.html

O padre Sérgio:
Um príncipe com uma mente brilhante e admirado por todos tinha rompido o matrimónio e fugido. Stepán Kasatski, o príncipe, tinha perdido o pai ainda jovem e fazia parte do exército, tendo uma carreira brilhante. A sua amada e comprometida era amante de um imperador. Um pouco antes do casamento, Mary, a noiva de Kasatski decide confessar a sua relação com o imperador e Kasatski fica profundamente magoado. Abandonou-a e isolou-se num convento onde se concentrou na sua vida interior. Após passar sete anos no convento foi condecorado sacerdote com o nome Sérgio. Os longos anos passados no monótono convento e a antipatia do abade responsável pelo edifício fizeram Sérgio deixar o local. Converteu-se em anacoreta enquanto estava numa cela pela ordem do prior do Tambino para este se isolar. Certo dia, um grupo de homens e mulheres ricas decidiram visitar Sérgio para ver o seu estado desde que tinha abandonado a noiva.
 Uma das mulheres fez uma aposta na qual tinha que conseguir seduzir o padre. Foi até à cela deste, dizendo que se tinha perdido e estava molhada e com frio. Sérgio temeu cair na tentação e por isso não a deixou entrar. A mulher entra de qualquer maneira e Sérgio decide deixá-la mudar de roupa num quarto à parte. A mulher desata o vestido e finge que está num forte tormento. Sérgio hesita mas acaba por entrar no quarto. Ao ver a mulher nua e sem dores, expulsa-a do local. A mulher tenta desculpar-se e promete mudar de vida. Sérgio dá-lhe a sua bênção.
 Esta história e o facto de a mulher ter ido para um convento fez com que Sérgio ganhasse a fama de fazer milagres. Docentes eram levados até ele e Sérgio conseguiu curar alguns. Sérgio começou a perceber que era usado no convento (onde voltou a morar) como máquina de fazer dinheiro e gerar visitas. A sua saúde começou a decair e ele deixou de receber visitas. Um negociante visita-o para lhe pedir que curasse a filha. Sérgio aceita mas, quando a jovem põe a mão dele no peito dela, manda-a embora.
 Devido a um sonho enviado por Deus, Sérgio decide visitar a sua ex-noiva. Encontra-a cansada e pobre. O marido desta estava de cama e ela tinha que tomar conta dos filhos e dos netos enquanto dava aulas de música para ganhar algum dinheiro. Ela explica ainda que não ia à missa por não ter dinheiro para comprar roupa para a família. Sérgio vai embora, dando-lhe a bênção e pede-lhe para não dizer a ninguém quem ele era. Sérgio percebe que ela era o que ele devia ter sido e por isso sai do convento e torna-se um peregrino, servindo apenas Deus e não os homens. Passa a viver nas terras de um lavrador rico trabalhando na horta deste dando aulas aos filhos deste e cuidando dos doentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário