Blogs Portugal

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Se não agora, quando?


Obra: Se não agora, quando?

Autor: Primo Levi

Páginas:237

Resumo:
Leonid e Mendel acabam de se conhecer e decidem passar a noite num celeiro. Relembram momentos de infância e da Primeira Guerra Mundial. Ambos são judeus que vivem na Rússia . Leonid era um soldado e Mendel era um mercador. Uma criança camponesa viu-os e fugiu. Eles decidem partir do esconderijo antes que uns camponeses os fossem buscar e mandar prender. Refugiam-se num avião que já não funcionava. O dono do avião chegou e, devido à solidão de estar à muito tempo refugiado ali, aceitou que os dois ficassem ali por duas noites. Era russo e aceitou partilhar a sua refeição. Após essa noite, Mendel decide questionar o russo sobre os grupos de resistentes que tinha ouvido falar mas este não tinha muita informação. Os três jogam xadrez e dormem novamente.
 No dia seguinte, Mendel decide ir em direção ao local onde o russo afirmou ter visto uma vez um grupo de resistentes e Leonid segue-o. Roubam um burro e farinha a um ucraniano e procuram vendê-la ao ancião de uma aldeia. Conseguem trocá-la por tabaco. Leonid, ao saber do plano de Mendel  pensa separa-se deste por não querer mais guerra mas acabam por continuar juntos. Encontram um acampamento onde se celebra o suposto fim da Segunda Guerra Mundial. No dia seguinte, Leonid e Mendel são interrogados sobre o porquê de estarem à procura dos resistentes e foram expulsos do campo. Decidiram caminhar até um lugar que os soldados tinham dito ser constituído apenas por judeus e demoraram dez dias (atormentados pela chuva) para lá chegar. Ao chegarem são bem recebidos por serem soldados e são instruídos no trabalho auto sustentável do campo. Decidem destruir um carril para desviar um comboio alemão e prevenir um ataque. Esperam pacientemente pela chegada de aliados e pela ajuda dos resistentes. Atacam alemães num mosteiro e fogem. Ficam sem roupas nem mantimentos e sem lugar para ir devido à destruição do local anterior. Leonid separa-se e Mendel continua a viagem sozinho. Descobre outro acampamento e visita-o. É acolhido como soldado para os ajudarem na defesa dos alemães. No acampamento, todos vivem numa agitação por tentar roubar mantimentos alemães e protegerem-se dos ataques destes.
 Encontram Leonid que se encontrava atado e os membros do acampamento ficam confusos com as acusações deste ao chefe do acampamento. Decidem esconder-se numa vila. Leonid é morto e Line,a amada de Mendel é-lhe retirada, o que o deixou devastado. Mendel é convidado para realizar um casamento entre um casal do acampamento. São presos pela NKVD e o chefe do grupo, Gedale, consegue negociar e fazer com que o grupo obtenha armas para se defender. Fogem das instalações através de uns camiões que encontraram e partiram em direção a Glogau.
 Vão para a Itália e encontram uma senhora nobre de descendência judia que os acolhe e os envia para um campo que tinha sido destruído pela guerra. Ganham intimidade com a senhora e com o esposo. A obra termina com a cena de um parto e com a notícia vinda pelo jornal de que uma bomba tinha caído em Hiroshima.

Sem comentários:

Enviar um comentário