Blogs Portugal

sábado, 25 de março de 2017

Odisseia


Obra: Odisseia

Autor: Homero

Páginas:395

Resumo: A Odisseia de Homero retrata a famosa viagem de Ulisses/Odisseu, até retornar a casa. Esta viagem de regresso a Ítaca demora dez anos, após a Guerra de Tróia (retratada na obra Ilíada do mesmo autor) que também durou dez anos. Este atraso no percurso marítimo deveu-se a obstáculos formados por criaturas mitológicas que constantemente punham a vida de Ulisses em risco. Uma dessas criaturas foi a ninfa Calipso, com quem Ulisses passa sete anos e é solto por Atenas. Outra criatura é Polifemo, um ciclope, filho de Poseídon que, ao ser cegado por Ulisses como forma de escapar à morte, fica invadido pela raiva e dificulta a viagem de regresso deste. No entanto, os deuses decidem convocar um concílio para decidir qual o destino da viagem do herói, sem o consentimento de Poseídon, e Atena torna-se a sua protetora. É também capturado por Circe, qua acaba por transformar os seus companheiros em porcos mas Odisseu é poupado devido a uma poção oferecida por Hermes. Ulisses e os seus companheiros passam um ano com Circe, entregados a festividades até que decidem partir. Atravessam ainda uma ilha de gigantes, uma ilha de sereias e o redemoinho Caribde.
 Por fim, Ulisses encontra um dos seus antigos escravos, o pastor de porcos Eumeu, que o ajuda a regressar a casa.
 A demora de Odisseu leva a que Penélope, sua esposa, tenha que eleger um esposo. Para adiar a sua decisão, Penélope promete casar-se quando acabar de tear uma peça, que ele constrói durante o dia para desfazer durante a noite. Durante o tempo de espera, os pretendentes ficam hospedados no palácio, apresentando um comportamento rude, ao violarem criadas e ao alimentarem-se com a comida de Ulisses.
 Telémaco, filho de Ulisses, que tinha apenas alguns meses quando este partiu, é encorajado por Atenas para descobrir notícias do seu pai e viaja de terra em terra com o filho de Nestor.
 Ulisses acaba por chegar á sua casa vestido de mendigo, sendo ridicularizado pelos pretendentes de Penélope, que o recebe com a intenção de ter notícias do marido. Ulisses propõe que Penélope deveria realizar um concurso de arco e flecha para eleger o seu pretendente e esta aceita. No concurso, nenhum pretendente consegue levantar o arco e, quando Ulisses pretende experimentar, contra a vontade dos pretendentes, ordena que Penélope e as suas servas deveriam ir para os seus quartos, com o plano de assassinar todos os pretendentes. Este plano é concretizado e Ulisses decide visitar o seu pai, que se emociona ao vê-lo. Os pais dos pretendentes, ao saberem da carnificina, preparam-se para assassinar Ulisses mas Atena aconselha este a não aceitar a guerra, conselho que ele segue.

2 comentários:

  1. Que crítica exelente! "Odisseia" é uma das minhas obras de eleição! Já leu também a "Ilíada"?

    ResponderEliminar
  2. Devo admitir que esta obra também me marcou imenso, tal como todos os clássicos da Grécia antiga. Já li sim e tenho um resumo no me blog, caso esteja interessada http://racairritadicadospoetas.blogspot.pt/2016/09/a-iliada.html . Muito obrigada pelo comentário positivo

    ResponderEliminar