Blogs Portugal

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Muito Barulho Por Nada

Obra: Muito Barulho Por Nada

Autor: Shakespeare

Resumo:

Personagens: Dom Pedro, Príncipe de Aragão; Dom João, seu irmão bastardo; Cláudio, moço fidalgo de Florença; Benedito, moço fidalgo de Pádua; Leonato, governador de Messina; António, seu irmão; Baltasar, criado de Dom Pedro; Boráquio e Conrado, companheiros de Dom João; Verges e Dogberry, beleguins; Hero, filha de Leonato; Beatriz, sobrinha de Leonato; Margarida e Úrsula, damas de Hero.

Ação:

Num terraço estão Leonato, Hero, Beatriz e um mensageiro. Leonato recebe uma carta que diz que D. Pedro de Aragão chegava naquela noite a Messina. Beatriz pergunta por Benedito de Pádua pois a sua prima desejava falar com ele. Beatriz critica Benedito por todos os seus vícios e o mensageiro procura defendê-lo. Chegam D. Pedro, Baltasar, D. João, Cláudio e Benedito. Benedito e Beatriz iniciam uma troca de insultos. Saem todos menos Benedito e Cláudio. Cláudio confessa a Benedito a paixão que sentiu ao ver Hero e pensa casar-se com ela. Chega D.Pedro que, ao saber da paixão de Cláudio, o apoias. Benedito aproveita e faz uma promessa de que nunca se irá apaixonar e casar. Sai Benedito e D.Pedro encoraja Cláudio a seguir com o seu plano de casamento. Para o ajudar, D. Pedro compromete-se a ir ao baile de máscaras, fingir ser Cláudio e confessar o seu amor a Hero. Em casa de Leonato estão Leonato e António. António diz ao irmão que um dos seus criados tinha ouvido D. Pedro declarar o seu amor por Hero e admitir que iria confessá-lo nessa noite. Noutro aposento estão D. João e Conrado. D. João estava descontente por sentir que não tinha liberdade. Entra Boráquio e dá a notícia de que Cláudio pretendia casar com Hero e D. Pedro o iria ajudar. D. João prepara-se para criar um plano para destruir o momento.

 Na casa de Leonato está Leonato, António, Hero e Beatriz. No meio da conversa, Beatriz mostra repulsa pela ideia de se casar. Leonato prepara a filha para a possível abordagem de D. Pedro. Entram D. Pedro, Cláudio, Benedito, Baltasar, D. João, Boráquio, Margarida e Úrsula, todos mascarados. D. Pedro e Hero vão passear. Todos conversam entre si e vão dançar. Saem todos menos D. João, Boráquio e Cláudio. D. João aborda Cláudio e diz-lhe que D. Pedro tinha confessado o seu amor a Hero. Benedito chega e confirma. Cláudio acredita e parte. Benedito quer vingar-se das ofensas que Beatriz lhe disse quando não o reconheceu. Sai Benedito e chegam D. Pedro, Cláudio, Beatriz, Leonato e Hero. D. Pedro esclarece tudo e Leonato, já informado, aceita a união. Sai Beatriz, após conversar com D. Pedro. O casamento de Cláudio e Hero fica marcado para uma semana depois e D. Pedro cria um plano para unir Beatriz e Benedito.

 Enquanto isso, D. João e Boráquio planeiam uma forma de arruinar o casamento. D. João iria falar com D. Pedro e Cláudio iria sugerir que Hero tinha um amante. Boráquio iria conversar com Margarida pela janela de forma a parecer que era com Hero. No jardim estão D. Pedro, Leonato, Cláudio e Baltasar. Baltasar canta uma canção e D. Pedro pede-lhe que encontre bons músicos para, no dia seguinte, fazerem uma serenata a Hero. Sai Baltasar.

 Benedito esconde-se e CLáudio, D. Pedro e Leonato, sabendo disto, conversam sobre a paixão que Beatriz tinha por Benedito. Benedito acredita que isto era verdade e fica interessado em Beatriz, pensando até em casar com ela.

 No jardim estão Hero, Margarida e Úrsula. Hero manda Margarida chamar Beatriz e que se escondam a ouvir a conversa entre Hero e Úrsula. Hero e Úrsula usam o mesmo esquema, afirmando que Benedito estava apaixonado por Beatriz. Beatriz acredita e está disposta a corresponder o amor.

 Em casa de Leonato está D. Pedro, Cláudio, Benedito e Leonato. D. Pedro e Cláudio vêem Benedito triste e acusam-no de estar apaixonado mas este nega. Benedito e Leonato saem e D. João chega a confessar a Cláudio que Hero o traía. Cláudio não acredita mas prontifica-se a, naquela noite, vigiar a amada. Numa rua, Boráquio diz a Conrado que tinha recebido mil ducados por ajudar D. João num plano. Conta o plano de levar Cláudio e D. Pedro a considerar que Hero era infiel e os guardas, que ouviram toda a conversa, prendem-nos. Margarida e Beatriz ajudam Hero a preparar-se para o casamento. No meio da conversa, Beatriz admite sentir-se doente e as outras duas apresentam a ideia de que essa doença era amor.

 Na igreja estão D. Pedro, D. João, Leonato, um frade, Cláudio, Benedito, Hero e Beatriz. No momento em que o frade se preparava para casar Hero e Cláudio, Cláudio expõe perante todos que Hero o tinha traído. Hero desmaia e o frade, suspeito de que Hero tinha sido tramada, diz a Leonato que finja que Hero tinha morrido para assim conseguirem descobrir a verdade. Beatriz e Benedito confessam finalmente o amor um pelo outro e Beatriz pede-lhe para matar Cláudio.

 Numa cadeia estão Dogberry, Verges e o sacristão a questionar Conrado e Boráquio. Depois de ouvirem os guardas e apesar das tentativas de Conrado e Boráquio de os contrariar, os dois culpados são enviados para casa de Leonato para este saber a verdade.

 Em casa, Leonato conversa com António e António procura consular o irmão mas este está a sofrer demasiado. Chegam D. Pedro e Cláudio e António e Leonato atacam-nos, culpando-os da morte de Hero e de espalharem calúnias sobre ela. Os outros dois defendem-se e António e Leonato partem. Entra Benedito e Cláudio e D. Pedro gracejam sobre o amor dele e de Beatriz. Sai Benedito. Chegam Dogberry, Verges, Conrado e Boráquio e Boráquio confessa o plano que ele e D. João criaram. Chegam Leonato, António e o sacristão. Leonato dá como castigo a Cláudio e a D. Pedro que espalhem a mensagem de que a filha morreu inocente, teriam que chorar no seu túmulo todos os anos e Cláudio teria que se casar com a filha de António. Benedito vai ao encontro de Beatriz e declaram-se um ao outro. Chega Úrsula e os três vão a casa de Leonato. Depois d evisitar o túmulo de Hero, Cláudio e D. Pedro vão a casa de Leonato.

 Em casa de Leonato, este pede ao irmão que finja que Hero é a sua filha para a dar a Cláudio. Benedito pede permissão a Leonato para se casar com Beatriz naquela noite e este concede-lha. Chegam D. Pedro e Cláudio. Chega António com Hero disfarçada. Depois de Cláudio aceitar casar com ela, Hero tira a máscara e revela-se. Benedito e Beatriz admitem que não se amam, descobrem o esquema no qual foram envolvidos mas casam-se "por compaixão". Todos dançam.

Sem comentários:

Enviar um comentário