Blogs Portugal

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

As Bacantes

 Obra: As Bacantes

Autor: Eurípides

Resumo:

Personagens: Dioniso; Coro das Bacantes; Tirésias; Cadmo; Penteu; um Mensageiro; Segundo Mensageiro; Ágave.

Ação: em Tebas

Chegam Dioniso e algumas Ménades que trouxe da Ásia. Um raio tinha caído no túmulo da sua mãe, à frente de Tebas. Dioniso dá um contexto à peça: tinha viajado por todo o mundo e muitos povos iniciaram cultos em seu nome. No entanto, Penteu recusava-se a reconhecê-lo como deus e a adorá-lo. Dioniso tinha tomado a aparência de um mortal para se instalar no seu palácio. O coro das Bacantes conta a história do nascimento de Dioniso e descreve os rituais das Bacantes.

 Entra Tirésias e Cadmo vestidos com as insígnias de Dioniso. Preparavam-se para ir para a montanha celebrar os ritos quando chega Penteu com ar perturbado. Penteu queixa-se dos rumores que ouviu sobre os rituais que decorriam na montanha e sobre o novo deus, Dioniso, que ele acreditava ser falso. Censura Tirésias e Cadmo por fazerem parte daquela barbárie. Os dois velhos aconselham Penteu a prestar culto a Dioniso, mesmo que não acreditasse, para não correr o risco de ter um castigo divino. Penteu ignora as advertências e mante destruir o santuário de Tirésias e prender o novo jovem que tinha chegado à cidade e que promovia o culto a Dioniso. Mais tarde, chegam servos de Penteu a arrastar Dioniso, que estava preso. Penteu interroga-o sobre os mistérios de Dioniso mas o deus não pode revelar nada. Penteu manda retirar as insígnias de Dioniso do jovem e manda-o prender. Antes de ser preso, Dioniso disfarçado diz a Penteu que este sofrerá o seu castigo. Dioniso luta contra Penteu e consegue fugir da prisão. Penteu encontra-o à frente do palácio e chega um Mensageiro. O Mensageiro relata a Penteu os rituais que viu as Bacantes fazeram e, quando elas perceberam que estavam a ser observadas por homens, ficaram enlouquecidas e começaram a dilacerar os animais com as mãos. Penteu manda prender todas as Bacantes e Dioniso oferece a proposta de levar primeiro Penteu a um ritual. Penteu aceita mas, antes de irem, Dioniso veste-o com trajes femininos. Antes de partirem, Dioniso enfeitiça Penteu, levando-o à loucura.

 Chega um Mensageiro que conta ao coro como Penteu foi morto e dilacerado pelas Ménades, sendo a primeira a atacá-lo a sua mãe, Ágave. O Mensageiro sai e chega Ágave com a cabeça do filho no tirso, que ela pensava ser a de um leão. Ela, gloriosa da sua conquista, mostra a cabeça ao seu pai, Cadmo. Junto ao pai, Ágave começava a recuperar a consciência e Cadmo explica-lhe o que aconteceu. Os dois lamenta a sorte da família por não se ter louvado Dioniso. Para piorar, Dioniso condena os dois a serem para sempre exilados e Cadmo seria metamorfoseado, tal como a sua esposa.

Sem comentários:

Enviar um comentário