Blogs Portugal

quarta-feira, 7 de março de 2018

Vinte Mil Léguas Submarinas


Obra: Vinte Mil Léguas Submarinas

Autor: Júlio Verne

Páginas:528

Resumo:
 Corre um rumor de que um animal gigante veloz estava a ser visto no mar. A população enraivecida apelava pela morte da criatura. Vários países envolveram-se na discussão sobre se o monstro era real ou não e muitos enviaram navios para caçar o monstro. Pedro Aronnax, um professor, aceita uma oferta valiosa do governo americano para encontrar o monstro. Embarca no navio Abraham Lincoln com o seu criado Conseil para ajudarem a matar a criatura. Farragut era o comandante do Abraham Lincoln. Ned Land era um pescador frio que estava no navio para ajudar a caçar a baleia gigante. No entanto, Ned não acreditava que este animal gigante existisse. A tripulação começa a ver uma luz anormal e a ouvir um som forte e Ned passa a acreditar no monstro. O animal é quase capturados pelos tripulantes mas mostra resistência, provocando danos no navio e deitando ao mar alguns dos tripulantes (Aronnax, Ned e Conseil). Um submarino encontra-os e rapta-os. Aronnax, Ned e Conseil pensam em maneiras de fugir mas não conseguem.
 O comandante do submarino vai falar com eles e apresenta uma proposta: eles vão ficar no submarino como tripulantes ou vão ser lançados ao mar. Eles resistem mas percebem que não têm outra solução que não seja fazerem parte da tripulação do Nautilus. Aronnax e o comandante Nemo jantam juntos e o comandante leva o professor à biblioteca do submarino, à sua coleção de aparelhos de náutica e mostra-lhe o funcionamento do aparelho. O capitão explica ainda ao professor que tinha estudado engenharia, o que lhe permitiu construir o submarino. O capitão decide levar os três para a parte onde se conseguiam ver os peixes no seu ambiente natural. Nemo leva-os ainda a andar pelo mar com um fato especial para poderem caçar. Conseguem matar um peixe e levam-no para o navio.
 Encontram uma ilha e a primeira vontade é de comer carne mas percebem que seria mais conveniente procurarem fruta e vegetais. Quando anoiteceu, eles voltaram para o submarino. Ned Land, no entanto ainda tinha um forte desejo de comer carne e por isso foram caçar cangurus. Esta caça faz com que homens selvagens percebessem a presença deles ali. Eles voltam para o submarino e são cercados pelos nativos que o preparam para assaltar. Um alçapão é aberto pelo capitão e alguns índios tentam entrar, retirando-se logo de seguida. O navio desancorou da ilha e partiu. O professor admite saber de medicina e o capitão pede-lhe para curar um dos membros da tripulação. O tripulante não sobrevive e é enterrado.

Segunda parte

A viagem subterrânea continua e cada vez vão mais fundo. Passam pelo mar vermelho e discutem a origem do nome. Passam por um tubo subaquático para o Mediterrâneo onde provaram um urso.marinho. Chegam ao Atlântico onde encontram um tesouro. Enquanto passeavam de noite pelo fundo do mar descobrem a cidade de Atlântida. No dia seguinte, entram num vulcão extinto através de um rio que atravessou este. Chegam ao polo sul e aguentam o extremo frio. O Nautilus fica preso no gelo mas eles conseguem soltá-lo. O professor, Ned e Conseil pensam em fugir para uma das terras próximas por estarem perdidos. Conseguem fugir e o submarino nunca mais foi encontrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário