Blogs Portugal

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

O Juiz


Obra: O Juiz

Autor: Hall Caine

Páginas:484

Resumo:
 Esta obra é iniciada quando o diretor de um colégio junta os alunos todos para saber o culpado que saiu à noite com uma rapariga. O culpado não se entrega então o diretor chama-o. Este nem nega nem admite o crime e isso enfurece o diretor que o manda embora. Os alunos ficam revoltados com a forma como o companheiro tinha sido tratado. Stowell, o jovem acusado, decide visitar o quarto de Gell, um companheiro e verdadeiro culpado. Ao saber da humilhação, Gell sente-se um cobarde e decide visitar o diretor para confessar a verdade.
 Havia um juiz viúvo. Stowell era o seu filho e ele amava-o bastante. Stowell quando jovem apaixonou-se pela filha do Governador. Stowell era conhecido por ter sucesso escolar mas este sucesso foi decaindo. Depois do incidente, o juiz manda chamar o filho. A amada de Gell foi repreendida pelo padrasto e é obrigada a confessar quem era o rapaz com quem estava. Ela admitiu que era Gell e o padrasto decide falar com o pai deste. Gell foge do colégio por ter confessado o seu delito ao diretor e este ter expulsado Stowell na mesma e vai a pé até sua casa. Ao chegar a casa conta tudo ao pai e admite que estava com uma empregada. O pai deste repreende-o bastante pela ação mas Gell admite não querer voltar ao colégio. O padrasto da rapariga vai falar com o pai de Gell e admite que sabe que foi o filho deste que andou tarde com a sua filha. Stowell e Gell estavam a passear quando Stowell encontra Fenella Stanley, a rapariga por quem tinha tido uma paixão. Os dois conversaram a sós e Stowell fica convencido a seguir Direito. Stowell descobre que a sua amada vai partir e o desejo de estudar diminui mas mesmo assim ele decide tirar o curso. Stowell fica destroçado e decide começar várias relações amorosas. Stowell realizava muitas partidas com Gell. Stowell encontra uma rapariga num passeio e fica interessado nela.
 A madrasta de Stowell ouve histórias de como este andava envolvido com raparigas e fala com ele, aconselhando-o a parar com aquelas aventuras. Stowell encontra essa rapariga numa festa mas acaba por a abandonar na rua. Em casa, recebe a notícia de que Fenella iria regressar definitivamente. Stowell estava no seu gabinete quando recebe Fenella que lhe entrega um caso para ele defender de uma mulher, já que ela trabalhava para defender as mulheres. Stowell mostra-lhe a sua casa. Stowell ganhou a causa e, no dia seguinte, enquanto estava em sua casa, recebeu a notícia de que o seu pai tinha falecido. Regressa a casa do pai e lê os apontamentos que o pai escrevia pela mãe. Nestes, este afirmava que o filho estava bem com uma mulher com Fenella e que ele já estava no caminho certo. Fenella vai desejar os seus pêsames e Stowell. ao vê-la, abraça-a e beija-a.
 Stowell é convidado pelo pai de Fenella para ir num cruzeiro com os dois. Este aceita. Neste cruzeiro ele fala com a amada de Gell e percebe que esta é uma mulher culta. Stowell percebe que não pode casar com a rapariga que tinha conhecido na festa, após conversar com o Governo, por amar Fenella. ell vai falar com Stowell e admite ter-se apaixonado pela rapariga que Stowell ia abandonar. Stowell fica mais aliviado por não ter que magoar a rapariga e por saber que esta ia ficar com alguém que a amava. O pai de Gell era contra o namoro deste. A rapariga começa a sentir enjoos e quer casar com Stowell o mais rápido possível mas este já está apaixonado. Gell rompe com a família, perdendo a pensão para se poder casar com Bessie. Stowell e Fenella estavam cada vez mais apaixonados. Bessie foi a uma bruxa que lhe disse que havia um homem que a ia cuidar muito bem.
 Foi feito um memorial em honra do Juiz no qual Stowell fez um discurso emocionado sobre o pai. Stowell prepara-se para ir para Londres. Gell recebe uma mensagem de Bessie a avisar que tinha partido. Gell pensa que esta tinha perdido o amor por ele por estar pobre mas espera uma resposta. Bessie responde-lhe dizendo que o ia deixar durante algum tempo devido à sua frágil saúde. Bessie decidiu visitar a mãe e, ao chegar, depara-se com a raiva do pai que a tinha expulsado de casa. A ,ãe mostra resistência e causa fúria no pai. A mãe abraça a filha e leva-a para o quarto antigo. Num estado febril, Bessie sai de casa descalça. No dia seguinte ela aparece em casa suja e desmaiada. A polícia chega a casa e prende Bessie por ser suspeita de ter morto um recém-nascido. Stowell estava feliz em Londres e trocava cartas com Fenella. Gell ouviu sobre o sucedido e parte para onde Bessie seria julgada. Stowell seria o juiz e Gell pensa em voluntariar-se para a defender por ser advogado. Gell visita Bessie e apresenta a sua ideia de ser o advogado dela. Ela hesita inicialmente mas acaba por aceitar.
 Stowell chega a Londres e vai passear com Fenella. Stowell, ao ler sobre o caso de Bessie pensa em transferi-lo para outro juiz mas a mãe desta pede a este para continuar com o caso. Stowell explica ao Governador que considera que Bessie tinha dado à luz e morto e próprio filho. O Governador não aceitou a proposta de Stowell já que este não tinha qualquer envolvimento com o caso e Fenella convence-o a participar no caso já que Gell era mencionado nas ruas como possível cúmplice de Bessie. O julgamento de Bessie começou mas, como esta não confessava o seu crime, foi suspendido. Stowell pede a Fenella que fale com Bessie para assim esta confessar tudo. Bessie confessa-lhe que tinha tido um filho e que o tinha morto. Confessa ainda que Stowell era o pai da criança o que enoja Fenella. Fenella conta a Gell que Bessie lhe tinha confessado tudo mas não lhe conta sobre a paternidade da criança. No fim do julgamento, Bessie foi recomendada à clemência da Coroa.
 Stowell pede perdão a Fenella mas esta recusa perdoar um homem que culpou uma pessoa inocente por um crime seu. O Governador ordenou que Bessie fosse enviada para a forca. Fenella vai falar com Bessie sobre Stowell. Bessie conta-lhe que este a tinha protegido e, depois de terem relações, ele quis casar com ela e por isso enviou-a para um colégio. Bessie admite ainda que foi ela quem não quis casar com Stowell por não o amar. Fenella fica feliz ao saber que o seu amado tinha bom coração. Stowell decide visitar o Governador para o avisar de que a sua ordem de executar Bessie não seria cumprida porque ele a iria travar. O Governador fica surpreendido e irado com esta atitude. Fenella, ao saber da atitude do seu amado, percebe que afinal ele era o homem que ela imaginava.
 O pai de Gell recebe uma ordem para internar o filho num manicómio mas, por amor, dá-lhe dinheiro para este fugir. Gell a princípio hesita por ficar longe da sua amada mas acaba por aceitar. Gell visita Stowell para saber se Bessie ia mesmo ser morta. Stowell confirma e Gell tem um ataque de raiva face ao amigo. Quando se acalmou, Stowell explica-lhe o seu plano de ajuda Bessie e Gell a fugirem. O plano correu como planeado e Bessie e Gell fugiram durante a noite.
 A notícia espalhou-se e o Governo ordenou um mandato de procura por Bessie. O Governador manda uma carta a Stowell onde ameaça que, se este não assinar um mandato de prisão para Gell, será destituído do cardo de Juiz. Um clima de desânimo surgiu na vila devido à falta de justiça que deixa dois culpados fugirem. Stowell decidiu demitir-se e vai falar com o Governador. Antes de chegar junto deste, Fenella pede para falar com ele. Fenella aconselha Stowell a não desistir do seu cardo e mostra o seu apoio por este. Stowell encontra~-se com o Governador e admite não poder assinar o mandato de prisão contra Gell porque foi ele que o ajudou a fugir. O Governador primeiro pensa que Stowell está louco e depois percebe que este está a dizer a verdade. Stowell pede ainda ao Governador para o prender mas este não aceita por ter sido este a nomeá-lo para juiz e esse ato simbolizar que a justiça estaria morta naquela vila. O Governador decide ainda esquecer o assunto ao ver a honestidade e o sofrimento  de Stowell e rasga o mandato de prisão. Stowell, no entanto, decide ir na mesma a julgamento e é condenado à prisão. O Governador aconselha a filha a abandonar Stowell mas esta explica que, agora que este tinha sido honesto e confessado o seu crime, ela precisava de estar ao lado dele mais do que nunca.
 O julgamento de Stowell realizou-se e este foi condenado a dois anos de prisão. Fenella visita o Bispo e pede-lhe para a casar e a Stowell na capela da prisão. Nenhum padre ou bispo aceita casá-los mas, quando Fenella visita Stowell e o convence a casar-se com ela, este admite que conhece um padre que o faria. Os dois casam-se e amam-se para sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário