Blogs Portugal

quinta-feira, 6 de julho de 2017

O Diabo


Conto: O Diabo

Autor: Lev Tolstói

Páginas: 50

Resumo: Este ilustre conto relata a vida de Evguéni Irténev, um advogado com uma carreira brilhante e com uma família abastada, que se vê obrigado a viver no campo após a morte do pai. Evguéni tem como missão manter a herança da família e gerir a herdade como o pai e o avô tinham feito. Evguéni caracteriza-se como sendo um homem simples e honesto, com 26 anos, que valoriza bastante a tradição. No entanto, Evguéni sente uma pressão por arranjar uma mulher e acaba por se envolver várias vezes com uma camponesa casada chamada Stepanida. Esta relação servia apenas para satisfazer desejos físicos e para Stepanida se enaltecer com os ciúmes que as outras mulheres tinham dela. Eguéni acaba por se apaixonar por Lisa Ánneskaia e pede-a em casamento, prometendo esquecer-se de Stepanida. O primeiro ano de casamento foi turbulento já que as dívidas na herdade aumentavam, Lisa sofreu um aborto e Stepanida apareceu grávida (mas supôs-se que era do marido dela). No fim do primeiro ano, a situação económica melhorou e Lisa ficou novamente grávida.
 A este ponto, Evguéni não se lembrava mais da amante passada, até ter a surpresa de a ver a trabalhar na sua casa, contratada pela mulher para ajudar nas limpezas. Evguéni sente o desejo antigo a acender-se novamente e várias vezes marca encontros com Stepanida, encontrando sempre maneiras de não ir, para sua salvação. Todos na casa perceberam a mudança em Evguéni que se tornou mais isolado e distraído e este desabafa com o tio, com quem não tinha muita confiança, que o aconselha a ir para a Crimeira. Evguéni aceita o convite e vai com a mulher, onde tiveram uma boa estadia. Lisa dá à luz uma menina e Evguéni é eleito presidente da aldeia mas continuava perdido de paixão por Stepanida. Evguéni pondera viver duas vidas separadas: uma devotada a Stepanida, o seu grande amor e outra dedicada à filha, com a presença insignificante da esposa. No entanto, percebe que não pode viver assim e que teria que matar uma das duas.
 Existem dois finais para este conto. Num deles, Evguéni mata-se e os médicos consideram que ele tinha um problema mentar. Noutro, Evguéni percebe que não tem balas na arma e decide ir dar uma volta para clarear as ideias, acabando por assassinar Stepanida, que o seduzia com o olhar. Neste segundo final, Evguéni é hospitalizado por ser considerado demente e torna-se num alcoólico. Ambos os finais terminam com a frase: "Efetivamente, se Evguéni Irténev era doente mental, então todas as pessoas são doentes mentais, e, entre esses dementes, os mais incontestáveis são os que vêem os sinais de loucura nos outros e não reparam em si próprios".

Sem comentários:

Enviar um comentário