Blogs Portugal

sábado, 4 de março de 2017

O Eterno Marido


Autor: Fiódor Dostoiévski

Obra: O Eterno Marido

Páginas:167

Resumo:
Veltchanínov é um fidalgo de idade avançada cuja existência é marcada pelo sofrimento de ter perdido as suas memórias e de as ir recuperando lentamente. Para piorar o seu estado de inquietude, a personagem cruza-se, certo dia, com um homem com "o chapéu de luto", que irá semear uma obsessão em Veltchanínov que pensa que este sujeito o persegue. No entanto, o homem de luto não é mera visão e chega a aparecer em casa do fidalgo às três da manhã. Neste encontro ocorre um diálogo no qual Veltchanínov se recorda que este homem peculiar era um amigo se de longa data que tinha passado pela cidade e os dois recordam velhas recordações. Este diálogo com Pável Pávlovitch leva a que o fidalgo descubra que uma mulher que ele amou intensamente tinha falecido, o que o levará a recordar os momentos juntos.
 No dia seguinte, Veltchanínov decide fazer uma visita ao seu velho amigo e acaba por encontrar Lisa, uma criança de nove anos que Pável afirmava ser sua filha mas que o fidalgo, ao observar com atenção, percebeu que era a filha que tinha tido com a sua amada. Devido ao facto de o suposto pai da criança passar os seus dias fora de casa, deixando a filha sozinha em casa, Veltchanínov decide levá-la, com o consentimento do pai, para a casa de uns amigos próximos que a acolhem voluntariamente. Os dois amigos próximos encontra-se assim na casa de Veltchanínov, onde ocorre um diálogo e os dois acabam por se beijar.
 Numa das visitas deste a Lisa, descobre que esta adoeceu, vindo mais à frente a falecer. Pável Pávlovitch mostra quase uma falta de sentimento perante este evento, o que leva Veltchanínov a repreendê-lo, principalmente ao mostrar interesse em arranjar uma noiva. A pretendente tinha sido já escolhida, uma jovem de 15 anos de uma família não muito abastada, que não estava interessada por este marido. Numa visita de Pávlovitch e Veltchanínov a casa desta jovem para conhecer a família, o noivo é ignorado e até ridicularizado pelas irmãs e por esta, que preferiam a companhia de Veltchanínov. O noivo ganha assim um rancor ao seu companheiro, mesmo este não tendo tido interferência na rejeição. Este estado de espírito agravou-se quando o marido da jovem de 15 anos decide visitar os dois e relatar a história do seu casamento, que era desconhecido para os dois companheiros. A fúria de Pávlovitch atinge assim o seu auge e, certa noite, acaba por visitar Veltchanínov ao seu quarto, tentando assassiná-lo com uma navalha, ato que foi interrompido quando este acordou. Veltchanínov fica assim em choque, principalmente depois do seu companheiro desaparecer misteriosamente. 
 Veltchanínov acaba por regressar à sua vida relativamente normal, até que se cruza novamente com Pável Pávlovitch e com a sua mulher. Este revela-se intimidado com a ideia do seu conhecido revelar o que tinha sucedido à sua esposa, e parte o mais rápido possível para o comboio. Veltchanínov regressa a sua casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário