Blogs Portugal

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

O Poço e o Pêndulo


Obra: O Poço e o Pêndulo

Autor:Edgar Allan Poe

Páginas: 13

Resumo: Este macabro conto retrata as alucinações de um homem enfermo, que corre o risco de ser preso pela Inquisição. O narrador começa assim a divagar, considerando estar num calabouço sozinho, tentando a todo o custo escapar a este, missão esta que se torna impossível. No calabouço encontra-se um liquido que o narrador decide beber, acabando assim por adormecer. Ao acordar percebe que se encontra preso a algo e suspenso, podendo apenas comer pedaços de carne bastante condimentada que se encontravam por perto. Ao considerar que a tortura de que estava a ser vítima tinha já terminado, o narrador rapidamente percebe que a carne era uma forma de estimular a sua sede, não tendo no entanto qualquer líquido junto dele.
 Para além deste factor, há ainda a presença de ratos que lhe vão devorando a carne, deixando-o sem alimento. A certa altura, o narrador nota a presença de um pêndulo, cuja dimensão é hiperbolizada, e cujos movimentos vão acelerando, acompanhando assim a insanidade deste. O narrador tenta escapar com todo o esforço mas apenas o consegue com a ajuda dos ratos mencionados anteriormente que roem as cordas que o prendem.
 O narrador prepara-se para escapar mas rapidamente percebe que os seus movimentos estavam sendo vigiados, sendo empurrado para um poço que se encontrava no calabouço. À medida que o narrador vai caindo do poço, é repentinamente despertado das suas alucinações por um general que o avisa de que o exército inglês os estão a atacar.

Sem comentários:

Enviar um comentário