Blogs Portugal

sábado, 19 de novembro de 2016



Obra: O Ingénuo

Autor: Voltaire

Páginas: 93

Resumo: Este clássico do século XVIII narra a chegada de uma embarcação inglesa a França onde se encontrava um jovem que desperta a atenção do prior Kerkabon e da sua irmã, menina Kerkabon. Este jovem identificou-se como sendo um curioso e apaixonado por visitar terras desconhecidas e que tinha decidido visitar França. Os dois irmãos decidem rapidamente convidá-lo para um jantar onde é possível desvendar vários mistérios sobre este jovem, descobrindo assim que a alcunha deste era Ingénuo (não se sabendo o nome real) e que tinha estado na Inglaterra como prisioneiro.
 Os convidados ficam impressionados com a audácia de Ingénuo e perguntam-lhe qual a sua religião, a qual ele não demonstra ter. A menina Kerkabon decide imediatamente que Ingénuo deve ser baptizado, ideia que no início não agrada a este mas que, ao descobrir que é sobrinho da menina Kerkabon e do prior Kerkabon, cujo irmão tinha sido assassinado a caminho do Canadá, é aceite. Ingénuo é assim tratado como parte da família, sendo integrado na sociedade alta e sendo convertido à religião cristã, através da leitura da bíblia.
 Ingénuo ganha um fascínio por este livro, seguindo-o letra por letra o que vai criar situações cómicas e satíricas. O jovem inicia ainda um romance com a menina de Saint- Yves, sendo este mal visto e considerado até pecaminoso devido ao facto de esta se tratar da madrinha de baptismo de Ingénuo. Ao invadir um dia a casa da amada, Ingénuo acaba por destruir o secretismo da relação o que vai fazer com que o irmão da menina de Saint-Yves, o abade de Saint-Yves, a envie para um mosteiro, deixando o amante furioso.
 Certo dia, uma tripulação inesperada de ingleses desembarca na França e Ingénuo começa por tentar falar com eles de forma a impedir o ataque a França mas, ao ver que este método não apresenta solução, parte para a violência e acaba por assassinar três ingleses e fazer com que o resto partisse. Devido a este acto heróico, Ingénuo é convidado para a corte de Versalhes para receber a sua recompensa e parte.
 Ao chegar à corte, encontra uma certa dificuldade em chegar junto do rei por desconhecer as formalidades da corte e acaba por ser preso por ser considerado alguém com o objectivo de incendiar mosteiros e raptar raparigas (plano que ele tinha para recuperar a sua amada). Ao ser preso, conhece Gordon, o seu companheiro de cela, um idoso sofredor e meigo, com uma enorme necessidade de alguém com quem desabafar as mágoas. Os dois companheiros acabam por se tornar próximos, sendo Gordon uma espécie de professor de Ingénuo ao especializá-lo em várias matérias e tornando-o civilizado.
 Ao não saberem do sobrinho, os tios de Ingénuo decidem partir para Versalhes para o tentar encontrar, não tendo conseguido. A menina de Saint-Yves, ao saber que o seu amado se encontrava desaparecido, decide também partir, no dia do seu casamento com o homem a quem estava prometida, sendo perseguida pelo irmão e pedindo auxílio ao subministro. Este acaba por aceitar ajudá-la a libertar o seu amado, cobrando em troca um momento carnal com ela. A menina de Saint-Yves recusa este pedido, sentindo-se ofendida, e vai pedir conselhos a um padre e a uma amiga, recebendo de ambos o conselho de que se deveria entregar para salvar Ingénuo. Após muito choro e resistência, a menina de Saint-Yves decide aceitar a proposta do subministro e consegue libertar o amado.
 Ao ver a amada, Ingénuo acaba por lhe pedir que também liberte Gordon, o que ela consegue fazer apesar dos tormentos por que teve que passar para o conseguir. Os três decidem regressar para junto do abade de Saint-Yves, que se encontrava hospedado em Versalhes, e dos tios de Ingénuo, sendo recebidos de forma acolhedora.
 No meio do jantar em família, aparece a amiga da menina de Saint-Yves, inesperadamente, e devolve a esta os brincos de diamantes que tinham sido oferecidos pelo subministro. Esta fica em choque, já que todos tinham visto os brincos, e decide ir deitar-se, respondendo à amiga com a confirmação de não os querer voltar a ver.
 A menina de Saint-Yves, deitada, acaba por apanhar uma febre, não se queixando à família, e tendo sido apenas descoberta pelo seu irmão que corre a chamar um médico. A febre permanece e a jovem acaba por falecer numa cena emotiva. No momento do funeral aparece o subministro e a amiga que, ao verem o caixão e ao terem conhecimento da história, ficam desolados e admitem a culpa, revelando estarem arrependidos.
 Por fim, temos ainda a informação de que, com o passar do tempo, Ingénuo foi tornado oficial do exército, vivendo com Gordon até à morte deste.

Sem comentários:

Enviar um comentário